Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Giro Casa Vogue por Otto Felix

$
0
0
Giro Otto Felix (Foto: Raphael Briest)

Para transformar um prédio de 410 m², que antes abrigava uma empresa da área de finanças, numa charmosa boulangerie, em Campinas, no interior de São Paulo, Otto Felix foi buscar referências no filme de Sofia Coppola que dá nome ao local: Maria Antonieta. “A ideia era manter a essência nobre e requintada do estilo francês, até mesmo para aproveitar as características arquitetônicas da construção. Mas, ao mesmo tempo, decidimos acrescentar uma atmosfera contemporânea, para tornar o projeto mais convidativo e com maior aceitação”, diz o arquiteto sobre a reforma proposta.

O profissional conta que, de início, seus clientes planejavam abrir algo bastante sofisticado, como um Petit Trianon, para vender os sabores da França a uma clientela feminina na faixa etária de 30 a 80 anos. “Eles imaginavam um espaço elegante, para que mulheres de diferentes idades pudessem desfrutar de momentos agradáveis e bom atendimento, sozinhas ou acompanhadas de amigos ou familiares”, lembra Otto. A opção por empregar um tom mais descontraído nos ambientes partiu do próprio arquiteto, sugerindo que uma pincelada atual deixaria o estabelecimento mais acessível, aumentando, assim, seu público-alvo.

Presente em todas as etapas da reforma desde a escolha do imóvel, o arquiteto diz que fez questão de preservar alguns elementos que ajudaram a definir o viés do projeto – até porque se encaixaram perfeitamente no que foi idealizado, a exemplo do piso de granito clarinho. Da mesma forma, as esquadria sem formato de arco na fachada foram não só mantidas, como realçadas com a pintura na cor preta.

No andar térreo, mais alguns arcos surgiram após a derrubada de paredes de gesso e passaram a embutir estantes de laca branca, criadas para a exposição dos diversos produtos. Tais arcos também ganharam destaque como revestimento de tijolos artesanais feitos sob encomenda numa olaria de Minas Gerais. E, nesse mesmo pavimento, algumas colunas clássicas passaram por modernização ao receberem acabamento que reproduz o cimento queimado.

“Repare que elas terminam embutidas no rebaixo de gesso, em recortes quadrados, o que enfatiza o contraponto de estilos”, acrescenta o profissional. Quanto ao mobiliário, Otto elaborou vitrines de sucupira, desenhadas com linhas retas – inclusive suas boiseries –, para acentuar ainda mais o contraste com os arcos. Mesas, cadeiras, prateleiras e sofás mantêm esse padrão, exceto alguns itens, caso de uma cômoda bombê e algumas cadeiras medalhão, usadas para adicionar aos espaços uma dose de sofisticação e irreverência clássica bem calculada.

A seguir, o arquiteto aponta suas lojas preferidas no interior de São Paulo.

Portfólio Otto Felix

Giro (Foto: Casa Vogue)

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>