Ao conceber o projeto de interiores desse apartamento de 300 m² no bairro do Campo Belo, em São Paulo, as arquitetas Éllen Cavalcante e Paula Ferraz apostaram em materiais nobres, em uma paleta de cores neutra, e em peças de design clássico misturados a elementos contemporâneos. A intenção foi criar ambientes elegantes e práticos para um casal e sua filha de oito anos, que apreciam requinte e uma decoração rica em detalhes.
Com lustre de cristal e piso em mármore travertino, o hall de acesso ao apartamento dá uma pista aos visitantes do que se encontra por trás da porta pivotante branca com puxador em pastilha de chifre. A ampla sala acomoda dois ambientes contínuos. Um deles, integrado ao terraço, foi organizado de modo a favorecer a conversa, com sofá em seda, poltronas em fibra e mesa em madeira rústica. O outro, que funciona como um home theater, tem painel de madeira com iluminação embutida e pastilhas de mármore, além de mesa e poltrona pretas.
Com peças fornecidas pela Breton e pela Artefacto, a sala de jantar é mais imponente, com cadeiras, buffet e mesa em tonalidades escuras, um clássico lustre em cristal e espelho iluminado.
As arquitetas contam que um dos desafios do projeto foi a necessidade de acomodar a infraestrutura de ar condicionado em um apartamento que não tinha o pé-direito muito alto. A solução encontrada foi fazer o rebaixo do forro de modo seletivo e construir sancas com molduras retas para iluminação indireta. Isso ajudou a dar às salas traços mais contemporâneos e uma iluminação mais sofisticada.
O contraste entre o claro e o escuro é notado na cozinha, que recebeu tampo em granito preto, armários brancos fornecidos pela Kitchens e pastilha de vidro com mármore no frontão do tampo. A copa, anexa, assume um visual mais clean, com armários que fazem as vezes de cristaleira, mesa Saarinen (Breton) e cadeiras Ghost de Philippe Starck.
No setor íntimo do apartamento, a intervenção contemplou modificações na planta original. Um dos dormitórios foi aberto e transformado em uma sala íntima que recebeu painel de madeira e sofá em couro natural. Para acrescentar mais personalidade à decoração desse ambiente, uma parede foi revestida com tecido. A escolha da estampa, com croquis do Rio de Janeiro, foi um pedido do proprietário do imóvel, que é um saudoso carioca radicado em São Paulo. Integrado a esse ambiente há um home office, que também tem décor sóbrio.
Nos dormitórios do casal e de hóspedes, o uso de couro e de madeira nas cabeceiras adiciona aconchego, com o complemento de papel de parede neutro que adorna as paredes, sem pesar na ambientação.