A partir de hoje (2/12), a galeria parisiense Boulakia é tomada, pela segunda vez, pelo abstracionismo geométrico brasileiro. São as obras de Gonçalo Ivo que ganham pela sétima vez uma individual na capital da França.
A arte de Ivo explora questões plásticas como a coloração e a forma autônoma de linguagem. Estudos de cor se unem a formas geométricas que exploram texturas, formas e sugerem sobreposições e transparências poéticas.
Filho do poeta Lêdo Ivo e arquiteto de formação, o artista não tinha como seguir outro caminho. Cresceu cercado de intelectuais como Iberê Camargo e João Cabral de Mello Neto, figuras que frenquentavam sua casa decorada com obras de Lygia Clark, Alfredo Volpi, Eliseu Visconti e muitos outros mestres modernos e antigos.
"Gonçalo usa técnicas do passado – têmpera de ovo, caséine, esmalte dammar – para dar uma forma mais aprofundada e lírica a seu trabalho pictórico", comenta Fabien Boulakia, dono da galeria que recebe quinze obras de grande escala produzidas durante os últimos três anos.
Gonçalo Ivo paintings
Data: até 5 de janeiro de 2015
Local: Galeria Boulakia
Endereço: 10 avenue Matignon, 75008 Paris, França
Horário: de segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h30 às 19h; sábados, das 10h às 13h e das 14h30 às 18h