Araquém Alcântara viajou 9.200 km nos últimos dois anos para realizar o seu 47º livro, Veredas. Visitou cidades com nomes evocativos e desconhecidos na São Paulo onde vive: Serra das Confusões, Buriti Cristalino, Catimbau, Brotas de Macaúbas e Vão de Almas.
Na hora de clicar as imagens em preto e branco, a inspiração veio do autor de Grande Sertão: Veredas. “Procurei retratar o sertão como o palco de uma grande tragédia, tal como fez Guimarães Rosa”, conta o fotógrafo. "Também quis ir atrás das belezas esquecidas, a fim de reparti-las".
Araquém imprimiu as fotografias em quadritone – uma cor terrosa, como o próprio sertão. O trabalho ressalta os efeitos da luz na pele dos sertanejos, no couro dos animais, no relevo da região. “É o tom do sertão, da magia, do arcaico, do atemporal”, conta o fotógrafo.
O livro mede 26,5 x 30,5 cm, mas quem deseja ver as imagens em tamanho maior pode passar na Galeria de Babel, em São Paulo. A exposição Veredas, com curadoria de Eder Chiodetto, inaugura os espaços reformados do estabelecimento. Fica por lá até 31 de janeiro de 2015.
Livro Veredas
160 páginas
Editora TerraBrasil
Exposição Veredas
Data: até 31 de janeiro de 2015
Local: Galeria de Babel
Endereço: Alameda Lorena, 1257, Casa 2, Jardim Paulista, São Paulo, SP
Horário: de terça a sexta, das 14h às 19h; sábados, das 11h às 17h