Essa residência de 372 m² foi projetada para atender às necessidades de um casal maduro, em uma nova etapa da vida, após a saída dos filhos de casa. Implantada em um condomínio fechado, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, a construção reflete a personalidade vibrante de seus usuários e funciona como um ponto de encontro de toda a família nos finais de semana.
O projeto de interiores, sob o comando das arquitetas Luciana Araújo e Nathália Otoni, do escritório Óbvio Arquitetura, foi desenvolvido com foco na criação de ambientes elegantes e modernos. Como os moradores possuem animais de estimação, a necessidade de garantir fácil manutenção influenciou a escolha de revestimentos e materiais como madeira, laca e couro. No piso, a opção foi por mármore travertino impermeabilizado nas áreas sociais e por piso vinílico com textura de madeira nos demais ambientes.
Outra preocupação das arquitetas foi maximizar as qualidades arquitetônicas da casa, que se destaca por seus espaços generosos, integrados e bastante iluminados, com uma interessante vista para a Lagoa dos Ingleses. Diante disso, a disposição do mobiliário procurou deixar circulações fluídas e dar a sensação de que o espaço é ainda mais amplo.
LEIA TAMBÉM: Pousada com ar de casa no Rio de Janeiro
No pavimento de acesso foram alocados os ambientes de vocação social, como living e sala de jantar integrada ao espaço gourmet por meio de amplas portas de correr. Para esses locais buscou-se um mobiliário de linhas simples e tons neutros, complementados por peças de destaque de cores intensas. É o caso da poltrona vermelha criada por Gaetano Pesce, fornecida pela B&B Itália, e das telas coloridas do artista plástico brasileiro Rogério Fernandes que adornam as paredes.
Uma particularidade dos proprietários dessa casa é o gosto do proprietário por vinhos e o apego de sua esposa por peças com memórias da família. Para atendê-los, as arquitetas criaram uma estante de 4,5 m de altura, executada em laca azul e bege. A peça possui uma adega seca integrada e é local de exposição dos vinhos e objetos de acervo do casal.
Por toda a residência em Nova Lima, a iluminação foi trabalhada para realçar a arquitetura e valorizar o mobiliário por meio de sancas e cortineiros iluminados, além de pontos de luz em áreas estratégicas. No living se destacam o duo de pendentes fornecidos pela Iluminar que valorizaram o pé-direito duplo e a abertura na fachada frontal. Na escada que conduz ao pavimento superior, arandelas dão ênfase e tornam esse elemento mais especial.
E MAIS: Descontração e cor para cobertura
No segundo pavimento está o setor íntimo da casa, incluindo a suíte do casal, um escritório e dois quartos de hóspedes. Na suíte principal, a vista para a Lagoa foi o ponto de partida para a disposição do mobiliário. Para criar um espaço relaxante e acolhedor, o design se apoiou em uma paleta em tons de bege e marrom associados à madeira. Já no escritório, o ponto central é a mesa de trabalho executada pela Florense e que pode ser usada por duas pessoas simultaneamente. O tom oliva usado na marcenaria e o papel de parede geométrico (Ravello) adicionaram sobriedade e elegância ao décor.
No último pavimento foi criada uma sala de televisão mais reservada sob a laje de concreto aparente. Nesse espaço, o sofá de linho oferece conforto para toda a família e os tons mais escuros criam um cenário mais intimista.