Como uma forma de celebrar a tradição de mesclar inovação e trabalho feito à mão, a marca britânica de automóveis Bentley lançou, durante a última edição do Design Miami, o projeto Bentley Elements.
Concebido pela agência Campbell-Rey, o projeto tem como objetivo comissionar uma variedade de artistas e artesãos para representar os diversos aspectos da marca com disciplinas que incluem arte, design e tecnologia. A primeira dentre obras que serão desenvolvidas anualmente foi inspirada nas baias de auditoria presentes nas fábricas da marca, áreas de inspeção iluminadas com neon onde todos os carros são cuidadosamente conferidos antes de serem entregues. Além de visualmente impactantes, esses ambientes são um símbolo da dedicação que a Bentley tem com a excelência. Por isso, a dupla de diretores criativos Duncan Campbell e Charlotte Rey elegeu a luz como tema inicial.
Para interpretar esse conceito, foi convidado o artista conceitual Massimo Uberti, famoso por suas instalações esculturais de luz formadas por marcantes formas geométricas que sugerem realidades tridimensionais. O trabalho do italiano tem como desejo reduzir o processo aos seus componentes essenciais e apresentar a luz em sua forma mais pura.
Curta a página da Casa Vogue no Facebook e acompanhe as novidades do décor
"Gosto de realizar arquiteturas de luz. Tal como acontece com todos os pintores desde o início da história, esse elemento é fundamental para o meu trabalho. Uso tubos de néon para construir espaços para habitantes imaginários, criando locais oníricos que levam à reflexão, algo necessário a todos", explica Uberti.
Sua instalação, batizada de Light, representa o cruzamento entre homem e máquina, fazendo referência à forma de um edifício industrial com uma mesa de cavalete que homenageia o trabalho manual e o toque humano na produção da Bentley. Os tubos de neon foram feitos em Miami e cuidadosamente montados por Massimo no espaço da Galeria Design District.