A casa em Zawiercie, Polônia, com projeto assinado pelo Kropka Studio, é uma combinação de pedra e madeira na fachada com interior amplo e branco. Elegante, a residência projetada para uma família de quatro pessoas contempla espaços generosos, grande incidência de luz natural e enormes janelas de vidro. Um visual moderno e aconchegante num lugar arraigado de tradições agrícolas locais.
Construída em um terreno alongado e ligeiramente inclinado nos arredores do Parque Ninhos das Águias, a casa está situada numa área verde dominada por plantações. Em seu entorno, uma antiga igreja de pedra, ruínas das Torres de Morsko e do Castelo Ogrodzieniec. É neste cenário pitoresco, usando volumes com formas simples e materiais locais, que a construção tenta se tornar uma parte integrante da paisagem.
Com 215 m², a residência é composta de dois volumes principais, um com os ambientes sociais e privativos e o outro com a garagem, que são conectados por um pergolado de madeira, o qual permite a entrada de luz natural no pequeno pátio central.
Curta a página da Casa Vogue no Facebook e acompanhe as novidades do décor
Os materiais utilizados na construção priorizaram a resistência e a durabilidade, além da disponibilidade, o que justifica o uso abundante do calcário, matéria-prima proveniente das formações calcárias típicas das paisagens montanhosas polonesas. O destaque neste projeto é o revestimento externo: foram utilizados gabiões – uma espécie de gaiola de estrutura armada, flexível, drenante, de grande durabilidade e resistência –, feitos com malha de fios de aço e que têm a característica de ser uma “camuflagem” ao misturar a casa à paisagem do seu entorno. A parede estrutural, por sua vez, recebeu placas de PIR (Placas de Espuma Rígida de Poliisocianurato) para criar isolamento térmico. Já o telhado ganhou folhas de titânio e zinco.
No piso térreo, em forma de L, há a área principal com a cozinha aberta, estar e espaço para refeições – tudo integrado sem qualquer tipo de divisão –, quarto do casal, casa de banho e closet. No piso superior, dois quartos e um banheiro. Os poucos móveis com linhas retas e o branco que permeia todos os ambientes reforçam ainda mais a sensação de amplitude e liberdade. Como complemento, generosas janelas que privilegiam os moradores com uma bela vista do horizonte. A elegância da área social criou a atmosfera perfeita para que a escada ocupasse o lugar de destaque. Feita em balanço, a escadaria é de aço e carvalho – neste caso, a madeira surge como um ponto de cor e de calor na ala social de uma casa que convida ao prazer de morar nas montanhas polonesas.