Ambientes cada vez mais integrados se tornam também multifuncionais. A sala de estar, por exemplo, muitas vezes se transforma em local para assistir TV, ler um livro ou, nas reuniões de amigos, sentar em uma roda de conversas. O desafio dos designers é criar móveis atrativos e, ao mesmo tempo, capazes de responder a essas necessidades.
As cadeiras Gemini, projetadas pelo escritório de arquitetura holandês UN Studio em parceria com a fabricante Artifort, são uma boa resposta para a equação. O assento ondulado das peças curva-se para cima ou em direção ao piso. Dessa forma, serve como apoio de braço para quem senta ou encosto para quem deitar.
Entre uma posição e outra, o usuário consegue realizar uma série de movimentos sem perder o apoio da cadeira. A peça permite, por exemplo, inclinar-se para ler uma revista, girar o corpo e bater papo com a pessoa ao lado, ou simplesmente relaxar depois de um dia cheio.
Por ter um braço só, as cadeiras funcionam individualmente ou em grupos. Também dá para organizá-las em duplas, já que vêm em cópias idênticas ou espelhadas. Lado a lado, os seus traços curvos criam uma interessante simetria. Mais ou menos como uma mobília modular – porém com muito mais charme.
As cadeiras medem 88 x 78 x 81 cm e têm estrutura de aço e estofamento de espuma. A coleção também inclui um pufe.