Apreciadores de decoração, os moradores desse apartamento estavam insatisfeitos com a sacada. O espaço de 45 m² não se integrava bem à sala de estar e poderia ser melhor usado pelo casal e seu filho pequeno. Em busca de melhorias, a proprietária entrou em contato com o escritório Coletivo Arquitetos, que havia projetado a residência de sua irmã.
Os profissionais enfrentaram o desafio de criar uma decoração adaptada ao espaço já construído. A primeira medida da reforma foi estender para a sacada o piso de limestone que reina no restante da residência, costurando os ambientes.
Os moradores queriam usar a varanda para descansar, fazer refeições e receber os amigos. Por isso, ela foi dividida em três setores. No primeiro, o balanço Swing Rest da Dedon oferece conforto para ler ou contemplar a vista ao redor. Um quadro com azulejos desenhados por Athos Bulcão dá um toque de arte e energia – os arquitetos fixaram as peças a uma tábua de compensado naval e as emolduraram com barras de aço inox.
Mais a frente, o espaço para café da manhã foi composto com poltronas SMPG, da Arquivo Contemporâneo e mesa de ônix, da Galleria Della Pietra. Na área destinada a recepções, as cadeiras quadradas André, da Interni, criam um interessante contraste com o tronco de árvore da Tora Brasil, dotado de formas orgânicas.
Os diferentes espaços são unificados com os bancos de freijó que atravessam toda a lateral da varanda. Os móveis têm rodízio – basta puxá-los para limpar as esquadrias de vidro, as quais não puderam ser retiradas. Intercalados a eles, cachepôs recebem jabuticabeiras, enchendo o espaço de verde e aroma. Para tal, os arquitetos receberam consultoria da Cenário Paisagismo.