Delicadeza, suavidade, luz abundante. Esses são alguns atributos que podem ser associados a esse apartamento de 506 m² projetado pela arquiteta Patrícia Martinez em São Paulo. O imóvel pertence a uma família composta por um jovem casal, em seu segundo casamento, e suas duas filhas de relacionamentos anteriores.
Era importante para os proprietários que o novo lar tivesse uma atmosfera acolhedora para todos, com um visual clean, elegante e aconchegante, que favorecesse a união. Para atendê-los, Patrícia iniciou sua intervenção transformando uma planta clássica e compartimentada em um espaço com maior fluidez entre os espaços e integração entre os ambientes.
O acesso ao apartamento se dá por um hall projetado como uma grande caixa preta. Ao abrir das portas, o visitante surpreende-se com o contraste de um décor muito claro e levemente feminino. O living e jantar foram um único espaço livre de barreiras. Junto a esses ambientes unem-se o home e a sala de almoço que podem ser separadas ou não, a critério dos usuários, por portas de correr.
Para preencher os espaços, a arquiteta apostou em uma paleta de cores clara, com um leve toque rosado nas poltronas. A marcenaria em carvalho rovere e o piso em limestone tabac (Di Mármore) adicionam um pouco de calor à ambientação. As obras de arte fornecidas por Galeria Carbono, Raquel Arnaud e Fortes Vilaça ajudam a introduzir cor e dinamismo às paredes. O mobiliário (Etel, Interni, Dpot e Ornare) é de linhas contemporâneas, com destaque para as peças de madeira de desenho muito leve, como o conjunto da sala de jantar. Acima dele flutua o lustre Moooi fornecido pela Conceito: firmacasa.
Para uma família que preza a união e tem ascendência italiana, a cozinha naturalmente recebeu tratamento especial. A estética contemporânea foi mantida, com armário Ornare de linhas retas, poucas cores (branco e preto, essencialmente) e equipamentos com acabamento em aço inoxidável. Para quebrar a rigidez do espaço e adicionar um quê de rusticidade, a arquiteta cobriu as paredes com revestimento em formato tijolinho da Pedras Di Mármore.
Outro espaço cuidadosamente trabalhado foi o corredor que conduz à área íntima e passa pela brinquedoteca. Patrícia conta que a ideia foi criar uma atmosfera lúdica a partir do conjunto de caixas surpresas. Daí os armários de carvalho com portas de três tamanhos diferentes e em três tons de laca azul, cor preferida das duas meninas da casa. A marcenaria foi executada pela Di Legno.
Na sala de brincar, chama a atenção o pendente cherry, criado por Nilka Zupanc. Nos quartos, o uso da madeira com acabamento contemporâneo se repete, vestindo piso e paredes com o intuito de adicionar aconchego e conforto aos usuários. Na suíte do casal, complementam a ambientação as luminárias Lumini e o papel de parede Wallpaper.