Os experimentos com magnetismo do designer de produto holandês Jolan Van der Wiel o levaram a criar a série de bancos Gravity em 2011. As peças chamaram a atenção da estilista Iris van Herpen, que convidou Jolan para uma parceria, e juntos eles deram a forma a dois vestidos, exibidos num dos desfiles de outono/inverno de Iris há dois anos.
Curta a página da Casa Vogue no Facebook e acompanhe as novidades do design
Agora, retomaram a colaboração, desta vez para produzir uma coleção completa de sapatos, que receberam o sugestivo nome “Spiky” (Pontiagudos, em português), pois têm superfícies que parecem cheias de espinhos. “Apesar da aparência perigosa, os sapatos são na verdade muito macios e confortáveis, pois o principal material que lhes dá forma é uma resina maleável ao toque”, conta Jolan.
A massa de resina, aplicada sobre os calçados, tem filamentos de ferro, e, ao ser submetida à atração magnética, adquire o formato pontiagudo. Os pares são moldados um a um, de forma que nenhum é igual ao outro. Com pigmentos adicionados à resina, há modelos de diferentes cores.
Eles foram apresentados na semana de moda de Paris nos desfiles de primavera/verão 2015, e fazem parte de uma coleção que inclui outros acessórios, como bolsas de mão, cintos e bijuterias. O designer aprovou a incursão no mundo da moda: “Me reconheci nos mergulhos experimentais de Iris van Herpen no design”, finaliza.