O casal de proprietários desse lar em Indaiatuba (SP) acostumou-se com um "movimento pendular". Na maior parte do ano, moram sozinhos. Durante as férias e feriados, recebem os filhos e genros, que vivem no exterior. Chamado a projetar uma residência que atendesse a essas necessidades, o arquiteto Anderson Leite apostou em cômodos com poucas divisórias.
"A casa anterior da cliente era clássica, com salas para diferentes funções", conta Leite. "A atual é ampla e aberta, e é possível usar todos os ambientes."
Já ao chegar no hall de entrada com pé-direito duplo percebe-se a imponência da morada de 900 m². A escada lateral com degraus e corrimão delgados, de aparência contemporânea, mistura-se a objetos de decoração rebuscados, como a mesa inglesa e o lustre de cristal egípcio da Vertz.
A luz natural inunda a composição, uma vez que a parede da frente ganhou amplas esquadrias de vidro. O toque de brasilidade fica por conta da porta de madeira e o painel que a replica, alguns centímetros acima.
Mas o destaque da casa está logo atrás na área de lazer, que forma um L. Nenhuma parede divide a cozinha gourmet, com churrasqueira, da sala de almoço. Os dois ambientes se integram à varanda através de portas de correr de PVC. Pisos de alturas diferentes reforçam a separação discreta entre dentro e fora – evitando que visitas desavisadas se choquem contra o vidro. Um pouco além fica o gramado e a piscina.
Cuidadosa, a moradora não precisou de divisórias para criar muitos ambientes em sua generosa área social. Assim, banquetas na ilha de preparação de alimentos acolhem durante uma conversa informal; almoços acontecem na mesa rústica de oito lugares mais à frente. O desejejum, na varanda. "Cada refeição tem sua mesa e sua louça", conta Anderson.
O alpendre também conta com um living externo, com mesa de centro da Greenhouse e aparador de vime, outro ponto de apoio para as recepções. Mais alguns passos e se chega à varanda do home theater.
O jardim do paisagista Leonardo Snizek tem atmosfera tropical, com plantas como tamareiras e ecsórias intercaladas ao piso de pedra portuguesa e ao deque de ipê. Um ombrelone branco com mesa e cadeiras cria um espaço de refeições próximo à piscina. Chaises longues Breez, de Karim Rashid, e espreguiçadeiras coloridas da Greenhouse oferecem descanso repleto de elegância. Característica, aliás, que marca todo o lar.