Antes de começar o Lai Bun Fu, que abre este mês em Hong Kong, o chef Chung Kin Leung trabalhava na Casa do Governo. A experiência que agregou por lá – e a reputação entre os poderosos do país – deram origem a um estabelecimento onde a decoração colonial britânica se mistura a pratos sofisticados da moderna culinária chinesa.
Criado pelo escritório Hands Hospitality, os interiores de 185 m² do restaurante ganharam pisos de mármore bege e branco, combinados a paredes verdes. Placas cerâmicas têm padrões encontrados nos prédios de arquitetura colonial inglesa que existiam na cidade, como o Banco de Hong Kong e o Hotel King Edward. Uma sala VIP para 12 pessoas tem divisórias de vidro e latão, inspirada nas casas de jardim britânicas.
Peças excêntricas contrastam com o décor clássico. Cabideiros com chapéus aparecem em um lustre e ao longo das janelas. Junto com a coleção de bengalas espalhadas pela casa, eles prestam uma irônica homenagem ao passado colonial.
As mesas receberam objetos de bom gosto, como compassos com aparência secular. Pendentes imitando potes de gelo virados para baixo lembram o desafio do balde, popular na internet em 2014. E itens como uma vitrola antiga e um gongo chinês marcam o encontro entre oriente e ocidente.
Nesse cenário insólito, os clientes saboreiam pratos como camarões fritos com cobertura de foie gras na torrada e o cozido da casa. A iguaria combina bexiga de peixe, pepino do mar e patas de ganso cuidadosamente fervidas em um pote de barro. Outra "delícia" é a asa de frango crocante recheada com ninho de pássaro.