As pedras preciosas são valorizadas por serem objetos de beleza única. A nova linha criada pelos estrelados irmãos Bouroullec para a marca finlandesa Iittala compartilha tais atributos. Ruutu – que significa diamante ou quadrado em finlandês – traz vasos minimalistas e coloridos que esbanjam elegância em cada detalhe.
Disponível em cinco tamanhos e sete cores, a linha traz peças que são verdadeiras obras-primas. Para a produção artesanal de cada uma, feita usando técnicas centenárias de soprar vidro, são necessários sete profissionais e um processo de 24 horas. A fim de atingir a simetria das formas e ainda manter o aspecto handmade, foram necessárias horas de pesquisas e testes na fábrica da marca. "Expressar a pureza do vidro soprado na forma de um diamante é um desafio enorme, já que o vidro é um material que tende a originar figuras redondas ", contam os irmão Bouroullec.
A paleta cromática escolhida por eles também foi um saboroso desafio para a Iittala – responsável por dar vida a uma coleção criada por ninguém menos que Alvar Aalto. Cada um dos delicados tons necessita uma temperatura exata e um tempo ideal.
"Em Ruutu, criamos uma delicada gama de tons aquarelados que se misturam uns aos outros quando as peças são combinadas", contam os designers, que idealizaram a linha para que o usuário pudesse criar pequenas instalações de vidro. "É como um jogo de composições."