João Filgueiras Lima, o Lelé, foi um dos arquitetos brasileiros mais importantes do século 20. Discreto, o carioca era mais admirado pelos colegas do que pela população geral. Agora, ganha exposição nas unidades de Hamburgo e Colônia da galeria AIT - ArchitekturSalon.
Com o título Joao Filgueiras Lima - Lelé A Culture of Materials and the Art of Production, a mostra enfoca o apuro técnico e a engenhosidade das soluções propostas pelo profissional, falecido em 2014. Essas características são visíveis em projetos como a rede de hospitais gratuitos Sarah Kubitschek, cujos prédios se abrem para o sol, reduzindo o risco de infecções.
Graças à maestria com que coordenava a ventilação natural, o arquiteto dispensava o ar-condicionado nas áreas sociais da maioria dos estabelecimentos – mesmo em capitais quentes como Fortaleza. Também desenhava o mobiliário e equipamento médico de seus projetos.
A exposição permite conhecer as soluções de pré-fabricação projetadas por Lelé. Um bom exemplo são as passarelas de pedestres desenhadas sobre as avenidas de Salvador, que se integram com a rede de transporte público.
Em meio às suas preocupações sociais, o carioca nunca deixou de valorizar a poesia. As cúpulas dos auditórios de seus hospitais, por exemplo, têm claraboias em formato de flores - basta abri-las mecanicamente para desabrocharem.
A mostra em Colônia abre hoje (19/1), com vernissage na quinta (22/1), durante a Passages, tradicional semana de design da cidade. Até o final do evento, no dia 25, fica aberta de segunda a domingo. Em Hamburgo, vai de 24 de abril a 4 de junho.
O evento tem curadoria de Giancarlo Latorraca, diretor técnico do Museu da Casa Brasileira (MCB), e Max Risselada, professor da Universidade de Delft, Holanda. Passou, com diferentes adições, pelo MCB, em São Paulo, Instituto Holandês de Arquitetura, em Roterdã, Espaço Usiminas em Ipatinga (MG), Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba e no Teatro Castro Alves em Salvador.
Lelé A Culture of Materials and the Art of Production
Data: até 26 de fevereiro; abertura oficial em 22 de janeiro
Local: AIT - ArchitekturSalon Köln
Endereço: Vogelsander, nº 70, Barthonia Forum , antiga Fábrica 4711, Colônia, Alemanha
Horário: terça e quarta, das 11h às 17h; quinta e sexta, das 11h às 20h; sábado, das 13h às 17h
Horário especial durante a Passages: de segunda a sábado, das 11h às 21h; domingo, das 11 às 18h
Data: de 24 de abril a 4 de junho
Local: AIT - ArchitekturSalon Hamburg
Endereço: Rua Bei den Mühren, 70, Hamburgo, Alemanha
Horário: de terça a sexta, das 10h às 19h; sábados e domingos, das 10h às 17h