Ter a casa repleta de gente para momentos refrescantes ao lado do mar era um dos grandes prazeres cultivados pela matriarca de uma linhagem de três filhos. Com o passar do tempo, vieram os netos e a antiga casa de praia que ela possuía na cidade paulista de Juquehy passou a não comportar mais todos os entes queridos. Foi quando ela adquiriu um novo refúgio tropical na mesma região e chamou os arquitetos do DT Estudio para deixá-lo ainda melhor.
Apesar do upgrade espacial, a construção localizada em um novo condomínio de luxo não atendia às necessidades da família. Para torná-la ideal, os cinco quartos do projeto original tiveram que se tornar seis dentre uma sequência de modificações que deram ao lugar uma injeção de charme.
Como primeiro passo, a sauna que ficava no segundo andar deixou de existir para dar lugar ao novo dormitório. A jacuzzi mudou-se para o térreo e formou um verdadeiro complexo de relaxamento ao lado da piscina. O segundo passo veio envolto em polêmica. A sala de jantar, que não era suficientemente grande para todos os membros da família, teve que abrir mão de seu pé-direito duplo para que pudesse ser expandida. "Ao aumentar o jantar, a planta impedia que ele crescesse para o lado com toda aquela altura", conta Marcelo Mesquita Nunes, arquiteto à frente do escritório ao lado de Luis Felipe Bernardini e Thais Aquino Cunha. Mas a perda veio com uma ótima compensação. "Com o espaço que ganhamos, construímos uma brinquedoteca no pavimento superior, um dos pedidos mais importantes da cliente."
Empolgada com o clima de expansão, a família pedia por uma sala maior. "Mas nós os convencemos de que o living já era grande o suficiente e que o espaço pavimentado que ficava ao lado merecia um belo jardim de plantas tropicais", conta Nunes. "No fim, eles adoraram a proposta - com projeto de paisagismo do premiado Alex Hanazaki - e nos deram razão. Além disso, as espécies escolhidas se dão muito bem com o clima praiano e não precisam de quase nenhuma manutenção."
Com a estrutura remodelada, deu-se início à segunda fase do retrofit: a decoração, a escolha dos revestimentos e dos móveis. Como a cliente gostava mais de tons neutros e os filhos e netos de cores vibrantes, a equipe do DT Estúdio teve que pensar em uma solução que agradasse a todos. "Investimos em pisos e paredes claros e em mobiliário de tons neutros. As cores apareceram nos acessórios e nos móveis menores, como poltronas, almofadas e luminárias – isso sem falar nos quartos, erguidos, cada um, com uma textura colorida."
O resultado ficou irresistível. Um mix de clássico e contemporâneo que pontua nuances saborosas de laranjas, rosas, roxos e verdes pela casa. "Mas deixamos o destaque para os azuis pelo fato de eles ressaltarem a beleza do mar", contam os arquitetos.
A escolha dos móveis também mereceu atenção especial. Enquanto sofás, poltronas e daybeds convidativas se espalham pelo living, pela varanda e pela área da piscina, as peças da sala de jantar foram eleitas em prol da elegância conjugada à leveza. Apesar de grande, a mesa Dinn, de Jader Almeida, não pesa o ambiente com suas linhas finas. O mesmo efeito foi alcançado pelas cadeiras Lucio e Oscar, de Sergio Rodrigues.
Detalhes customizados, feitos sob medida pelo DT Estúdio, coroam o lar de veraneio. Enquanto uma prancha maciça de ipê apoia a cuba do lavabo, a área externa ganhou um teto coberto por um pergolado de cordas. Ali, as belas poltronas de Franccino Giardini resumem bem o mood do lugar: materiais naturais, como a madeira, se unem de forma sofisticada ao conforto de tecidos bem escolhidos. Ao fundo, móveis de cordas coloridas sobre o deque completam o conceito: splashes cromáticos aparecem, quando menos se espera, para surpreender com a energia do verão.