Esculturas são uma forma de arte bastante antiga. Ainda assim, há sempre campo para a inovação. É o que as figuras do Jardim Botânico de Montreal provam ao mundo até 29 de setembro. O que acontece ali é a exposição Mosaïcultures Internationales Montréal 2013, que segue o tema Land of Hope (Terra da Esperança, em português).
As 50 obras de arte reunidas pelo gramado são fruto da combinação de três formas de arte: o mosaico, a escultura e o paisagismo. É quase inacreditável que aquelas formas sejam compostas apenas por plantas vivas, caules e restos da flora! Há entre as obras animais diversos e até figuras humanas surpreendentes.
“Desde a primeira edição, em 2000, os desenvolvedores das esculturas verdes vêm aperfeiçoando sua arte. O júri do Grande Prêmio Honorário terá uma tarefa difícil à frente, tanto no âmbito nacional, quanto no internacional”, disse Lise Cormier, presidente do Comitê Internacional de Mosaicultura.
Participam do evento profissionais de 20 países, cujas obras devem ser vistas por centenas de milhares de visitantes, segundo previsões da organização.
O objetivo do evento, além de entreter, é estimular a preservação da biodiversidade da natureza. A temática do desenvolvimento sustentável foi integrada à exposição em todos os seus níveis. A Mosaïcultures Internationales Montréal 2013 é o maior evento já feito na cidade que recebeu o “certificado verde”, concedido pela prefeitura.
Mosaïcultures Internationales Montréal 2013
Local: Jardim Botânico de Montreal
Endereço: Rue Sherbrooke Est, Montreal, Quebec H1X 2B2 – Canadá
Data: até 29 de setembro