O Instituto Moreira Salles (IMS) e as Edições Sesc SP lançam amanhã (31/1) o volume Geraldo de Barros e a fotografia, que acompanha a exposição de mesmo nome em cartaz na filial carioca da instituição. A obra traz textos inéditos de Heloisa Espada, organizadora do volume, Tadeu Chiarelli, Simone Förster, João Bandeira e Giovanna Bragaglia.
Os artigos enfocam assuntos pouco abordados pela crítica especializada. Entre eles, o papel de Barros no Foto Cine Clube Bandeirante, a ligação de sua obra com a fotografia europeia do pós-guerra, sua relação com os artistas concretos do Rio de Janeiro, a presença da fotografia em pinturas pops e a série Sobras.
O livro comemora o fato do IMS ter recebido recentemente mais de 2 mil itens do artista. O instituto adquiriu o acervo das séries fotográficas Fotoformas, criadas entre 1940 e 1950 com cerca de 620 negativos, negativos desenhados, recortados, contatos cortados e desenhados. Também recebeu por comodato a série Sobras, com cerca de 1.600 peças, sendo 249 colagens de negativos sobre vidro e 300 cópias de trabalho aprovadas pelo artista em vida, além de peças complementares.
O lançamento acontece durante uma sessão das Conversas na Galeria com Paulo Sergio Duarte, crítico de arte e professor da Universidade Candido Mendes. A exposição Geraldo de Barros e a Fotografia fica no IMS Rio de Janeiro até 22 de fevereiro e segue para o Sesc Belenzinho, em São Paulo, entre 2 de abril e 31 de maio.
Livro Geraldo de Barros e a fotografia
IMS e Edições Sesc São Paulo
300 páginas
Conversas na Galeria com Paulo Sergio Duarte e lançamento do livro
Data: 31 de janeiro
Local: Instituto Moreira Salles
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, Rio de Janeiro, RJ
Horário: 17h
Exposição Geraldo de Barros e a fotografia
Data: até 22 de fevereiro
Local: Instituto Moreira Salles
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, Rio de Janeiro, RJ
Horário: de terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada gratuita
Data: de 2 de abril a 31 de maio
Local: Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000, Belém, São Paulo, SP
Horário: de terça a sábado, das 9h às 22h; domingos e feriados, das 9h às 20h