Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

São Paulo no detalhe

$
0
0
  (Foto: Shutterstock)

Ultrapassando a marca de um milhão de habitantes, Campinas está entre os mais importantes polos econômicos do Brasil. A região tem uma excelente infraestrutura gastronômica, cultural e hoteleira, a exemplo do luxuoso Royal Palm Plaza Resort. Como
reflexo do crescimento da primeira metade do século 20 essa cidade apresenta, para os amantes da arquitetura, bons exemplos de construções no estilo art déco – como o edifício da antiga Caixa Econômica Estadual e a sede do Correio Popular. Outro marco arquitetônico curioso é o Edifício Itatiaia, de 1952, o primeiro projeto residencial de Oscar Niemeyer para uma cidade do interior paulista. Para passear, a Lagoa do Taquaral, localizada dentro do Parque Portugal, vale por sua grande área verde. A Catedral Metropolitana, o Mercado Municipal e a Estação Cultura também valem a visita. Quem curte literatura não pode deixar de passar pela Casa do Sol, sede do Instituto Hilda Hilst e residência da escritora desde a década de 1960. Em matéria de restaurantes, tente ir ao italiano Bellini, com destaque para o nhoque da casa, servido com ragu de ossobuco e azeite de trufas; ou ao Idalvo’s, especialista em peixes e frutos do mar. Lá, peça pela imbatível paella.

  (Foto: Carlos Bassan)

Cultura pulsante e paisagismo

Além da relevância econômica, Ribeirão Preto é, ainda, um importante centro cultural da região. Em 1879, a cidade recebeu a família do Dr. Henrique Dumond, que veria um de seus oito filhos se tornar um ilustre brasileiro – Alberto Santos Dumond, o Pai da Aviação, passou sua infância em uma fazenda da cidade. Hoje são muitas as opções de passeios interessantes como o Quarteirão Paulista, formado pelo conjunto arquitetônico que abrange o Theatro Pedro II, o prédio do antigo Palace Hotel e o Edifício Meira Júnior, onde funciona o Pinguim, tradicional bar que tem fama de oferecer o melhor chope do País. Já o Jardim Japonês, encravado no Bosque Municipal Fábio Barreto, tem vegetação com requintes do paisagismo nipônico. São cenários cheios de lagos, pontes, quiosques e plantas ornamentais de origem japonesa doadas pela colônia radicada na cidade. Com cerca de 13 mil metros de área construída, o Núcleo de Cinema de Ribeirão Preto é uma iniciativa para a implantação e o desenvolvimento de um polo de produção audiovisual no interior do Estado de São Paulo, e também vale a visita. Ribeirão conta, ainda, com restaurantes estrelados, como o Ancho Premium Beef e o Flor de Sal Bistrô, famoso por sua culinária criativa. Peça pelo pato confit com batatas sauté e purê de maçãs com baunilha.
 

  (Foto: Beto Candia)

As boas compras

Às margens do Rio Jaguari, na Serra da Mantiqueira, chega-se a Pedreira. A beleza natural da cidade – com montanhas, trilhas e cachoeiras –, não revela seu principal trunfo: o extenso comércio de louças e porcelanas. São mais de 200 lojas especializadas no
assunto, um verdadeiro paraíso de compras. Restaurantes de comida caseira e pousadas aconchegantes reforçam a vocação turística da cidade, que integra o Circuito das Águas Paulista. Uma boa dica de passeio é o Museu Histórico e da Porcelana, instalado em um antigo sobrado do final do século 19. Em seu acervo estão peças que destacam a trajetória do setor em Pedreira. O Museu conta ainda com uma minifábrica que demonstra o processo de fabricação das porcelanas.

  (Foto: Shutterstock)

Arte Naïf

São José do Rio Preto é famosa por suas atividades artísticas e culturais. O Museu de Arte Primitivista (MAP) é dedicado aos trabalhos de José Antônio da Silva, residente da cidade e considerado pela crítica especializada como o maior pintor naïf brasileiro. Outros espaços que valem o passeio são o Museu Histórico e Pedagógico D. João VI e a Pinacoteca Municipal. Para se hospedar e relaxar, a Pousada Rio Preto é ideal para aproveitar banhos com propriedades terapêuticas.

  (Foto: Shutterstock)

Belas águas

Araçatuba, no oeste paulista, tem sua história ligada à construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, mas o que hoje chama a atenção são suas águas. Para visitar a cidade sob uma nova perspectiva, faça um passeio de barco pela represa de Nova Avanhandava.
O destino é procurado, também, pela turma do windsurfe e do iatismo. Outra atração é a grande ponte sobre o rio Tietê, que proporciona belas fotos. O Nambei Honganji, templo budista construído em 1951, também merece atenção.

O apogeu do café

Conhecida pelas fazendas de café que no século 19 eram sinônimo de glamour e riqueza,
é impossível ir a Limeira sem visitar alguma destas propriedades e palacetes que atestam o passado áureo da cafeicultura brasileira. O Palacete Levy, de 1881, realiza atividades culturais, exposições e palestras. Já a Fazenda Citra, com 110 anos, deixou de lado os cafezais e apostou na produção de árvores frutíferas e ornamentais. Lá, é possível comprar mudas e almoçar degustando sucos exóticos. Na Fazenda Morro Azul o destaque é o projeto arquitetônico. Enquanto a maioria das fazendas de café têm estilo colonial, esta se destaca por ser a única sede rural brasileira com azulejos portugueses e ingleses na decoração de sua fachada. No processo de tombamento, em 1973, foi considerada um dos mais requintados exemplares de fazenda do século 19. Hospedou duas vezes Dom Pedro II e é conhecida na região como a Fazenda do Imperador. A propriedade está aberta para visitas agendadas.

Imigração de origem européia

Indaiatuba recebeu muitos imigrantes da Suíça, Alemanha, Itália, Espanha, Croácia e, no século passado, do Japão. Um dos melhores exemplos desta imigração é a Colônia Helvetia, onde pode-se ver a escola, a igreja e a Sociedade de Tiro ao Alvo, de arquitetura típica. Já o Mosteiro de Itaici, também conhecido como Vila Kostka, é sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – e também vale a visita. O passeio fica completo com uma parada no Parque Ecológico de Indaiatuba, projeto do arquiteto e urbanista Ruy Ohtake, que corta a cidade em 80% da sua totalidade, possuindo ao longo de sua extensão, bosques, lagos, jardins e áreas de recreação.
 

  (Foto: Divulgação)

Tranquilidade e conforto

Apontada como uma das melhores cidades para se viver no Estado de São Paulo segundo pesquisa encomendada à Fundação Seade, Itatiba também se destaca pela economia diversificada. Entre suas figuras ilustres está o maestro Elias Álvares Lobo, curiosamente o autor da primeira ópera brasileira cantada em língua portuguesa, A Noite de São João, com letra do escritor José de Alencar. A cidade se destaca por sua natureza preservada, charmosos hotéis, pousadas e spas, como o hotel Fazenda Dona Carolina, um aconchegante cinco estrelas situado em uma fazenda colonial de café. Para as crianças, o Zooparque é passeio certo com seus quase 1.400 animais de diversas partes do mundo, e, para os que apreciam novos sabores, o Circuito das Frutas propõe um tour por algumas propriedades rurais dedicadas ao cultivo de diversas espécies.

  (Foto: Divulgação)

 

ONDE IR

Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>