No tempo em que Piero Fornasetti e Valentino Garavani deram vida às marcas que levam seus nomes, a criatividade made in Italy de cada um seguia uma linha bem diferente da outra. O primeiro, no campo do design, apostou no surrealismo preto e branco em finas linhas feitas à mão. Já segundo, na moda, abraçou a beleza racional na hora de elaborar seus vestidos. Mas as gerações seguintes parecem ter muito mais em comum que seus antecessores. Tanto que, a Fornasetti, sob o comando de Barnaba Fornasetti, e a Valentino, liderada por Maria Grazia Chiuri e Pierpaolo Piccioli, fizeram uma parceria e lançaram uma coleção limitada de acessórios que unem as duas estéticas.
Composta por cinco produtos – um banquinho, um lenço, uma bandeja, um case de óculos e um prato –, cada um representando um dos cinco sentidos, a linha exibe um remix entre os tradicionais desenhos feitos à mão da Fornasetti e a estampa camuflada da Valentino.
O fruto dessa colaboração italiana nasceu para comemorar o lançamento da primeira flagship da Valentino em Nova York. Por isso, as peças só podem ser encontradas por lá.