A chave para a decoração desse apartamento é o equilíbrio entre dois extremos: sobriedade e ousadia. A morada de 400 m² na Praia de Itacaraí, em Niterói, abriga uma família tradicional portuguesa, adepta da simplicidade. Mas a arquiteta Roberta Devisate tem apreço por detalhes coloridos, formas orgânicas e arte contemporânea.
Ela combinou os seus toques com o gosto da família. Para isso, pontuou detalhes azuis, acobreados e marrons sobre uma paleta de cores mais neutra, que vai do bege ao cinza. A marcenaria baseia-se nas linhas retas, poucos elementos decorativos e tons naturais. Os revestimentos incluem o piso de ipê clareado original e porcelanato branco. "Fizemos essa brincadeira entre tradição e contemporâneo, despojamento e descontração", conta a arquiteta.
Varanda, living, home theater, sala de jantar e bar formam um só ambiente. A planta aberta privilegia a generosa vista de 180º da Baía de Guanabara, que penetra fundo na morada. A versatilidade também pesou na decisão: os proprietários queriam receber os familiares de maneira prática, sem depender de funcionários o tempo todo.
Móveis de design e obras de arte adornam os espaços de convívio. A começar pela varanda, onde destacam-se as simpáticas poltronas de madeira e cordas Euvira, de Jader Almeida. A sala de estar ganha o banco Cheig, do mesmo designer, e telas de Roberto Lacerda.
O home theater tem sofá Florina, da Conceito Empório Casa, com escultura de Valeria Saraiva. Ali, a estante com portas deslizantes oculta a televisão. Já a sala de jantar ganhou mesa F1, da Galeria 021, os espelhos com formas ovaladas Stone, da Lattoog e os pendentes Beat em branco e dourado, de Tom Dixon.
Os ambientes íntimos também ganharam decoração cuidadosa. A copa combina os modernos pendentes Caravaggio, de Cecilie Manz, a um painel vinílico da Orlean decorado com estampas de azulejos portugueses em tons de azul e branco. Esse é o cantinho mais disputado do apartamento, onde acontecem as refeições que reúnem a família rigorosamente todos os dias.
Os tons claros continuam nos quartos, com marcenaria de carvalho acinzentado – os toques de cor ficam por conta de adornos e laca azuis-marinhos ou turquesa. Os móveis retos facilitam a organização dos três filhos universitários. Para a suíte máster, Roberta também apostou em suavidade. Um painel de couro natural domina uma das paredes, ladeado por espelhos que ampliam o espaço.