O design de interiores dessa cobertura de 400 m² na Vila Nova Conceição, zona sul de São Paulo, foi criado visando garantir amplitude aos ambientes e uma circulação fluída. O projeto, realizado pela arquiteta Maricy Marcos Borges, também tinha como objetivo chegar a um visual sofisticado e, ao mesmo tempo, despojado, com peças e materiais elegantemente leves.
O imóvel pertence a um casal, que adora receber, cozinhar e degustar bons vinhos, e seu filho, já jovem. O dúplex conta com quatro dormitórios, living com três ambientes, e generosa área de lazer externa.
No primeiro pavimento, onde fica um conjunto de salas integradas, a madeira com acabamento fosco, assim como os tecidos naturais predominam. No living, sobre o piso de limestone (Mont Douret), pousam exemplares da poltrona Diz do designer Sérgio Rodrigues. Para imprimir aconchego e controlar a incidência de luz solar, as faces envidraçadas receberam cortinas Nani Chinellato no mesmo tom da palha que veste as paredes com sutileza.
Junto ao living, há um escritório para uso diário da proprietária que trabalha em casa e que ansiava por um local amplo, bem iluminado e funcional. Para auxiliar a organização, ainda mais importante por se tratar de um espaço aberto para a área social, o home office recebeu estante com espelho fumê (Dpot) e esbeltas prateleiras metálicas revestidas com madeira. Executado pela Francino Casa, o projeto de marcenaria, previu, também, um amplo móvel laqueado, com gavetas suspensas, posicionado ao fundo.
Curta a página da Casa Vogue no Facebook e acompanhe as novidades do décor
Subindo as escadas, chega-se ao andar superior da cobertura onde há outro confortável living e a área de lazer com home theater, adega, cozinha gourmet, piscina e churrasqueira. O décor nesses espaços mantém-se coerente com o do piso inferior, privilegiando a leveza e a descontração com móveis em madeira clara.
Ainda que o mobiliário mais pesado e os revestimentos sejam quase todos em tons neutros, não falta cor no apartamento paulistano. Obras de arte nas paredes, almofadas estampadas, objetos decorativos e pequenos móveis garantem uma dose de colorido vibrante. Destacam-se, nesse sentido, as cadeiras de Jader de Almeida, fornecidas pela Dpot em tom berinjela. Com assento e encosto de palhinha, as peças adicionam informalidade à cozinha gourmet, assim como o lustre Hope (Lumini), composto por finas placas de policarbonato que multiplicam os raios de luz.
Do lado de fora, junto à churrasqueira e ao deque, foi construído um pergolado de madeira. O ambiente, com mobiliário da Mac Móveis, ganhou um toque de rusticidade com o revestimento das paredes (Palimanan).