Projetada sob o conceito de integração da arquitetura com a natureza, esta casa, em Miami Coconut Grove, na Flórida, Estados Unidos, reflete a maestria de unir o que o meio ambiente oferece ao que o homem pode construir. Rodeada de verde, com carvalhos e mognos nativos, a residência erguida para um casal com duas filhas combina ambientes fechados a outros ao ar livre. Tudo pensado para atender o desejo da família, que aspirava um lar com privacidade, mas que também invadisse a área externa.
A assinatura é do escritório Shulman + Associates. “Meu projeto explora o contraste. Ele aspira a um equilíbrio entre ideias campestres e metropolitanas da casa”, diz Allan Shulman. É uma construção que concilia a opulência da natureza com a beleza de uma arquitetura e de um design de interiores modernos.
O volume principal, camuflado por árvores, recebeu revestimento externo de madeira e amplas paredes de vidro na sala de estar – acima do jardim nativo – , permitindo, assim, que os moradores tenham a sensação de estar em meio ao verde. Já a parte de trás da casa abriga a piscina e um gramado que complementam a paisagem. Ali, um cubo se projeta do piso superior e confere a cobertura para a área que atende a piscina. Outro cubro preto é o destaque. Ele se impõe desafiando a lei da gravidade e cria uma área sombreada onde foi montado um espaço perfeito para a contemplação.
Internamente, o design é minimalista. Se do lado de fora é exuberante, dentro é elegante, resultado obtido com a paleta de branco e de cinza e toques de madeira e pedra. No piso térreo, mármore, madeira e vidro se contrapõem e formam espaços especiais para acolher a coleção de arte da família. Entre as peças, uma tela do artista peruano Fernando Szyslo. Nichos e ângulos reforçam o traço sofisticado deste pavimento, que age como um pedestal transparente com barreiras visuais mínimas.
LEIA TAMBÉM: Um caso de amor entre o vidro e o mar
No segundo andar, piso de carvalho. Nas salas de banho, o mármore branco e o vidro se completam em total harmonia. Da mesma forma acontece nos dormitórios, onde a atmosfera minimalista se sobressai. Neste pavimento, uma solução estratégica permite minimizar o uso do ar-condicionado. Isso porque ele foi construído de forma a facilitar a ventilação cruzada que vem da Biscayne Bay. Verde, brisa, espaço e requinte, tudo ali, num só lugar.