Discutir o que ainda não existe. Questionar as consequências do que ainda esta por vir. Refletir sobre o impacto do que até o momento não foi consumado. Paranoia? Sim, afinal falamos sobre um futuro que ainda não sabemos. Mas é uma paranoia consciente e presente na mente de criativos e artistas. O simpósio Android Paranoid é um caldeirão de questionamentos que, a princípio podem lhe parecer algo estapafúrdio ou uma viagem de um grupo de lunáticos. Mas, eis que eles estão na direção certa. Sim, ou quem duvida que a tecnologia ainda por vir em nosso cotidiano será capaz de nos levar a uma realidade ainda impensada? É possível se antecipar ao que ainda nem mesmo sabemos se virá ou não?
E indo mais longe ou mais concreto: será que precisamos de uma nova expressão de design em arquitetura? A chegada do futuro é discreto, silencioso e controlado remotamente. Era o futuro sempre tão quieto? Quais são as estruturas subjacentes, parâmetros estéticos e mecanismos de controle desses cenários? Será que precisamos de um novo projeto, um novo sistema de expressão na arquitetura? Não nos rendemos à tecnologia, porque aquilo que não podemos ver, nós também não podemos projetar? Tantos questionamentos em busca de respostas, ainda que subjetivas, são o mote para um evento pra lá de interessante.
E se os temas são complexos é necessário mais do que uma simples palestra para captar o que há no ar e nas mentes dos participantes. O Simpósio Internacional Android Paranoid, que faz parte da Semana de Design Criativa Business Week de Munique - MCBW 2015, na Alemanha, será completo, com direito as palestras, performances, música e exibições de filmes. A proposta é sediar uma viagem através de cenários atuais e futuros; discutir o impacto ambíguo da digitalização sobre a arquitetura e as nossas cidades, o poder de grandes dados e cidades inteligentes e sua vulnerabilidade. E para isso, futurólogos, arquitetos, críticos e curadores de todos os cantos do mundo foram convocados. A proposta é combinar diferentes disciplinas e descobrir novos formatos em design, arquitetura e cultura digital.
O evento contará com nomes como: Kristoffer Gansing, diretor de mídia (Berlim), Florian Rötzer, jornalista, fundador e editor-chefe da revista on-line Telepolis (Munique), Daniel van der Velden, designer e pesquisador (Amsterdã), Jan Willmann - Gramazio Kohler, arquitetos, Liam Young, arquiteto, pensador especulativo (Londres) e Vanessa Miriam Carlow, arquiteta (Berlim). A parte musical ficará por conta de David Letellier (Berlim) e as exibições de filmes a cargo do artista russo Andrey Yagubsky, com curadoria de Nadin Heinich. Ainda que seja em Munique, o idioma oficial do evento será o inglês e a entrada gratuita.
Android Paranoid
Data: até 1º de março de 2015
Local: Munich Creative Business Week – MCBW 2015
Endereço: Alte Kongresshalle, Theresienhöhe 15, 80339 Munich
Horário: das 18h às 23h