Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Os pantógrafos de Artur Lescher

$
0
0
  (Foto: Divulgação)

A Galeria Nara Roesler abre nesse sábado, 10 de agosto, a exposição Pensamento Pantográfico de Artur Lescher. A mostra reúne dez trabalhos inéditos entre esculturas, instalações e objetos, sendo alguns concebidos especialmente para o espaço da galeria.

Apesar do nome da exposição, as obras apresentadas não guardam necessariamente uma relação formal com o pantógrafo, aparelho utilizado para transferir e redimensionar figuras, mas traçam um paralelo com sua capacidade de diminuir e aumentar imagens e, por que não, ideias. “O título alude também à capacidade de escrever e descrever ou, mais propriamente, de ‘desenhar’ que as obras possuem”, diz o artista.

  (Foto: Divulgação)

Um exemplo disso pode ser notado na criação acima (Ou ou, 2013): um pêndulo usinado em latão formado de uma linha vertical de esferas que vão progressivamente aumentando ou diminuindo em relação à anterior. Além da analogia entre formas, há também a distorção da imagem do ambiente refletida pela peça.

Quem acompanha a carreira de Lescher pode notar que os trabalhos apresentados são desdobramentos de exibições anteriores, como Metaméricos (2008), Meta Métricos (2011) e Inabsência (2012), e são, talvez, “a” questão do autor: “Percebo que existem infiltrações de questões que ainda não consegui dominar completamente e escapam neste momento. Na verdade, a exposição é um momento no qual este jogo pode ser esclarecido”. Para entender melhor, só passando lá.

Pensamento Pantográfico
Local: Galeria Nara Roesler
Endereço: Avenida Europa, 655, São Paulo
Data: de 10 de agosto a 21 de setembro

  (Foto: Divulgação)

 

 (Foto: Divulgação)

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>