“Coisas que são feitas para casa, são pensadas para durar”, foi assim que Rosita Missoni, matriarca da família, co-fundadora da marca e atual diretora criativa da Missoni Home, marcou presença e encantou a todos que assistiram as palestras do Design Indaba, nessa quinta-feira (27/2).
O segundo dia da feira foi ainda mais eclético e magnífico que o primeiro, que você pode ler aqui. Em um compilado de ideias, novidades e discussões fervorosas e inspiradoras, Casa Vogue reuniu os melhores momentos. Veja abaixo!
“O bom-humor é o mais poderoso caminho para encontrar novas ideias”, garante o inventor e designer inglês Dominic Wilcox em uma das palestras leves e divertidas do dia.
Ex-cientista, força criativa que reconstruiu o DNA da marca Camper, guru e diretor criativo da G-Raw, Shubhankar Ray apresentou seu novo livro Molecular Brand Chemestry, onde ele discute como criar uma forte identidade visual. O ponto-alto da sua apresentação: o vídeo do Dennis Hopper recitando poesia em desfile da G-Raw, e de presente a plateia ganhou um live set do Daddy G, do Massive Attack , responsável pela música que acompanhou toda sua apresentação. “A música é um fator-chave e tem me ajudado a realizar tudo isso.”
Um dos highlighs do dia foi Roy Choi, chef do restaurante Pot em Los Angeles, pioneiro dos food trucks e co-produtor do filme Chef. Ao som de L.A. River Drive, do grupo de hip-hop Dilated Peoples, nos convidou para conhecer a vida de sonho que construiu superando obstáculos, “Cozinhar é intrigante, aproximar as pessoas é um tipo de design social”. E contou mais sobre o seu novo projeto em parceria com o chef Daniel Patterson (Restaurante Coi), Loco’l, cadeia de restaurantes fast-food saudáveis.
Santiago Cirugeda, arquiteto espanhol, cheio de paixão, subversivo e ativista, fez uma apresentação empolgante. Ele recupera espaços urbanos, utilizando materiais usados e os devolve para a comunidade.
O início de tudo se deu quando transformou uma caçamba ilegal em gangorra em Sevilha.
Se dizem a ele que sua arquitetura é meio feia, a resposta está na ponta da língua: "Quem não tem um amigo feio?"
“A história é melhor se a compartilhamos; o futuro é melhor se você o compartilhar.” (Omar Victor Diop)
O fotógrafo senegalês, Omar Victor Diop iniciou sua apresentação estilo #ThrowBackThursday. “Nosso primeiro presidente era artista”, e “Senegal sempre foi uma porta de entrada de mistura de estilos e culturas.”
O projeto Diáspora é uma recriação de obras de arte históricas. Segundo o artista, durante uma viagem a Málaga, descobriu que haviam africanos morando na Europa que nunca foram retratados nos livros de história. Diáspora é uma homenagem a eles; nele também faz uma ligação com o passado, ao mesmo tempo que faz com o presente quando insere elementos da moda e de futebol nas suas obras. Uma volta ao passado à procura de sua identidade, e que nos faz refletir: “Olhe para o futebol agora, as pessoas brigam e insultam umas as outras nos estádios.”
* A repórter viajou a convite do Design Indaba.