O minimalismo, a sustentabilidade e a durabilidade nortearam a mais nova criação da Anour, companhia de design dinamarquesa fundada pelo arquiteto Arash Nourinejad em 2007. A luminária artesanal A-light, que é produzida a partir de materiais como ferro, alumínio, latão e cobre, apresenta uma funcionalidade visionária que encanta os clientes mais exigentes da marca, os quais buscam itens sofisticados, porém que respeitem o meio ambiente.
Fundada originalmente como uma empresa focada em design de interiores, o mais recente trabalho mostrou que o caminho a seguir era o de criar peças inovadoras, que aliem tradição com o que há de mais novo em tecnologia LED, tudo, claro, sem perder o foco na sustentabilidade. Segundo Arash, a maioria das criações dinamarquesas ficou obsoleta diante da produção de design atual. “Quero preservar o artesanato e as tradições de design dinamarquesas e, ao mesmo tempo, melhorar a vida útil dos produtos. Uma grande parte dos designers foca na sustentabilidade baseada nas técnicas de produção ou nos materiais, mas meu objetivo é desenvolver produtos que durem para sempre. Acho que a tendência futura será ter menos, mas melhores produtos”.
A A-light é uma peça que sobrevive ao tempo. Na verdade, ela se torna cada vez mais bonita com o decorrer dos anos. E pode ser adquirida sob medida, conforme a necessidade individual do cliente e do espaço ao qual fará parte. Inicialmente, foi concebida como um pingente único, com um design limpo, atemporal. No entanto, como caiu nas graças dos clientes, posteriormente a Anour idealizou outros modelos, com três e quatro hastes e uma luminária de mesa, que compõem atualmente a coleção.
LEIA TAMBÉM: A luz elegante por sete designers