O estúdio Casamanara tem um savoir-faire todo próprio de como transformar lofts em espaços contemporâneos para se viver com conforto. Mesmo baseados em Mônaco, Piero Manara e sua equipe têm um senso refinado e cosmopolita que os gabaritou como um dos mais bem sucedidos designers de lofts em Nova York. Mas o apelo do profissional vai além do bom gosto: vem também da engenhosa maneira de organizar os espaços, algo nem sempre fácil em estruturas antigas, como é o caso deste tipo de construção (mesmo com as grandes áreas disponíveis).
Um de seus últimos projetos é em um edifício centenário localizado bem no centro do agito do SoHo, a passos de distância do bistrô Balthazar, do Mercer Hotel e da Prada. Numa vizinhança tão cool assim, o projeto não poderia desapontar.
Com uma planta aberta onde cozinha, sala de jantar e living se integram naturalmente, o mobiliário define a identidade e a função de cada área. No living, o designer selecionou vários itens da Divani: dois confortáveis sofás, um azul e outro branco, que alinhados com um dos cantos do prédio, dão vistas tanto ao amplo interior, como para a magnífica Manhattan; pufes grandes e quadrados; e as mesas Hertz (de centro) e Bolle (lateral).
Na sala de televisão, separada do living por uma parede de vidro, a estante embutida tem design da Casamanara. De madeira, ela se adapta perfeitamente à arquitetura. O sofá amarelo-ouro é também da Divani, e a mesa de centro, da Porro.
Quer ver mais ambientes inspiradores como este? Acesse o board de decoração no Pinterest da Casa Vogue e faça uma coleção dos seus espaços favoritos!
Para a cozinha, Casamanara desenhou todos os armários, bancadas e a ilha, tudo em um tom cinza azulado bem urbano. Na área da sala de jantar foi usada a mesa Minimo, da Porro, e cadeiras J104, da Hay. Nas paredes aplicou-se um tratamento de cimento com uma cera transparente que dá um acabamento polido, e um backdrop para o quadro colorido do artista Peter Lamb. A iluminação fica por conta do Excel Chandelier, da Rolf and Hill.
Um cômodo que é sempre um desafio para arquitetos que projetam lofts é o banheiro. Mas a Casamanara parece sempre achar a solução certa. Neste caso, contrastou o branco da banheira Tea for Two, da Kohler, com o cinza escuro da parede de ladrilhos. Para completar os ambientes, os embutidos em madeira se harmonizam com os painéis usados para revestimento. O piso é de mármore escovado. Todas as torneiras são da linha Axor Critterio, da Hansgrohe, e a pia é também da Kohler.