Referência de estilo, os móveis da Dell Anno são produzidos há 30 anos pela Unicasa, uma das maiores e mais modernas indústrias do Brasil. A empresa é a única do segmento de móveis planejados na Bolsa de Valores de São Paulo, onde tem capital aberto desde 2012. A fórmula do sucesso? Junte alta tecnologia, pintura robotizada de lacas e linha de produção capaz de atender projetos personalizados – com variações milimétricas nas medidas de peças. Adicione nomes como Blum (empresa austríaca de acessórios e sistemas de abertura) e Cinex (a brasileira que conquistou o mercado com suas divisórias, portas e tampos de alumínio e vidro de padrão internacional). Acrescente uma equipe própria e altamente qualificada de arquitetura e design em sintonia com o mundo, e a Universidade Corporativa Unicasa, que treina lojistas e equipes de venda em todo o país. O tempero: parcerias com top estilistas brasileiros que assinam superfícies exclusivas. Cereja do bolo, a marca estrela campanhas com um supertime de modelos mundialmente conhecidas como Isabeli Fontana, Alessandra Ambrósio, Carol Trentini, Raquel Zimmermann e Izabel Goulart. E, para entregar esta receita campeã a um público exigente, a presença é garantida nos principais eventos de arquitetura e design no Brasil: é patrocinadora oficial da MostraBlack, a mais conceituada do segmento, e apoiadora do Design Weekend, festival urbano de design, ambos realizados em São Paulo.
CASA, MODA E DESIGN
A Dell Anno, que passou a buscar inspiração na moda para criar móveis que representem o estilo das pessoas, fez até agora apostas certeiras no talento de três estilos brasileiros: Reinaldo Lourenço, Animale e Pedro Lourenço.
Em sua primeira parceria com um estilista, a escolha do nome de Reinaldo Lourenço foi unânime. Afinal, Reinaldo é ícone da mulher moderna, que gosta de moda e de design e tem prazer em se vestir – e vestir sua casa. Para a Dell Anno ele criou duas estampas, o Duo Chamalote, exclusivas para aplicação em portas e painéis de móveis planejados. Os dois acabamentos em diferentes tonalidades, o Chamalote Clair (claro como o dia, em tons de off white) e o Chamalote Noir (escuro como a noite) foram concebidos a partir das infinitas texturas do chamalote – tecido furta-cor em que a posição do fio produz um efeito ondulado. “O processo de criação de uma estampa para móveis é muito parecido com o processo de concepção de uma coleção de roupas. Envolve pesquisa e levantamento de referências”, explica Reinaldo. Para ele, a moda é um universo completo que não se limita às vestimentas. “A parceria com outros setores é positiva para revelar a ligação da moda com o mundo, expandir horizontes e mostrar a sua aceitação em outros meios com design e criatividade”.
No São Paulo Fashion Week, a Animale entrou na passarela para apresentar sua coleção de verão 2013 e lançar um preview da parceria com a Dell Anno. A inspiração para o time de criadores da marca, comandado por Priscilla Darolt, foi a África. Entre as dezenas de estampas de bichos exibidas na passarela, a Ashanti foi escolhida para ser a estrela desta parceria. “O nome foi selecionado em homenagem a uma tribo de Gana, muito tradicional em tecelagem manual”, diz Priscilla.
Em 2014 a novidade foi o estilista Pedro Lourenço, que assinou a madeira que alia o desenho orgânico com a textura futurista. A referência foi o final dos anos 1960, era da corrida espacial e chegada do homem à Lua, em que as casas no mundo passavam por um período de transição com uso de elementos orgânicos em abundância, como a própria madeira, a pedra e o couro, em contraste com o metal que refletia a aspiração pela tecnologia, pelo futurismo. Assim surgiu o Moon, trazido do futuro para a casa
Dell Anno.
O ENDEREÇO QUE TRADUZ A IDENTIDADE COOL DA MARCA
O showroom certo, no lugar certo, na hora certa. Não poderia ser mais feliz a escolha da Dell Anno pelo bairro ‘número 1’ em charme de São Paulo, a Vila Nova Conceição, para inaugurar em 2013 sua loja-conceito – a flagship da marca administrada pela própria fábrica.
Ali, em uma esquina privilegiada em meio às árvores que recheiam de verde a República do Líbano, uma das avenidas mais bonitas da cidade, a Dell Anno Atelier agrega em um grande espaço – cujo alto pé-direito entrega a boa arquitetura contemporânea – tudo aquilo que a grife representa (e, verdadeiramente, costura) em termos de estilo, identidade e inovação.
Entre os diversos ambientes montados nos dois andares da construção reta, como manda o figurino, e que mostram a versatilidade do mobiliário da Dell Anno para vestir a casa, o clima de home styling integrado é totalmente cool e superacolhedor.
O projeto, em continuação ao movimento iniciado em 2013 em direção às lojas próprias como forma de investir no varejo e ter uma visão completa do negócio, faz a empresa conhecer e implantar suas melhores práticas e auxilia no aprimoramento contínuo de toda a rede autorizada.
Desde seu grande e badalado opening, em maio de 2014, muitos outros coquetéis e jantares gourmet acontecem com frequência ao redor das cozinhas funcionais da
Dell Anno Atelier, que virou ponto de encontro dos grandes arquitetos e designers de interiores tanto de São Paulo quanto dos demais estados.
MOSTRABLACK E DESIGN WEEKEND: EM SÃO PAULO, FOCO NO DESIGN
Estimular novas ideias no design faz parte da cultura da marca. Além de aprimorar seu gosto e buscar inovações em grandes feiras e eventos mundiais, a Dell Anno apoia fortemente eventos que valorizam o trabalho de profissionais talentosos no Brasil. E assim vê a humanização dos ambientes em que seus produtos se destacam, como na MostraBlack 2013.
Patrocinadora oficial, a marca ocupou um dos maiores espaços da Mostra, assinado pela arquiteta Fernanda Marques (acima) – que ambientou sua sala integrada com a cozinha Dell Anno em grande estilo, utilizando composições entre madeira e vidro (acima). "Graças ao vigoroso exercício de pesquisa da Dell Anno em investigar outras dimensões estéticas – da arte à moda – para compor novos padrões de revestimento, suas soluções têm me permitido criar cozinhas visualmente sofisticadas, uniformes, claras e fáceis de operar, com soluções de perfeita continuidade, incluindo os sistemas de abertura, dos painéis das portas aos planos de trabalho. Uma necessidade nos dias de hoje, quando a cozinha é vista quase como extensão natural do living – a Dell Anno está em plena sintonia com o minimalismo de qualidade quente que tenho procurado imprimir em meus projetos de interiores. Como arquiteta, sei que toda essa qualidade que salta aos olhos começa muito antes. Mais precisamente, em uma medição bem executada e na atenção a cada detalhe. Do ponto de vista pessoal, fiquei encantada com o padrão de texturas oferecido pelo acabamento Goya, além do que o desempenho da cozinha Dell Anno é digno de nota: depois dela não existe sombra de bagunça na cozinha”, revela Fernanda.
Também como apoiadora do Design Weekend, a Dell Anno fez, por ocasião da última edição deste movimento urbano de design, um desfile de manequins na sua Dell Anno Atelier – loja em São Paulo que tem por fim levar ao público, em primeira mão, tudo que é criado para a rede. Em parceria com a Casa dos Criadores, a Dell Anno Atelier apresentou o trabalho de dez novos estilistas em uma passarela erguida sobre uma imensa bancada de cozinha. Inusitado!
A Dell Anno vem, dessa forma, buscando melhorias em sua enorme gama de produtos, uma nova identidade para a rede de lojas, além de grandes investimentos acompanhados de pesquisa sobre comportamento de consumo e atualização do parque fabril – hoje um dos mais modernos da América Latina, sempre ocupando muito bem seus espaços nos eventos em que apresenta suas inovadoras propostas.
EXCLUSIVIDADE NO ESTILO REPOSICIONA A MARCA DELL ANNO
Entre 2009 e 2014, a Dell Anno mudou seu rumo. Para explicar o novo posicionamento, que liga a arquitetura à moda, o diretor de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento Edson Busin (ao lado) conta como acontece o processo que envolve a colaboração preciosa de estilistas, top models, e indústrias nacionais e internacionais especializadas em design de interiores.
Quando e por que começou essa mudança de posicionamento que liga seus produtos à moda?
Foi em 2009, quando começamos a mergulhar nesse contexto por entendermos que moda e arquitetura conversam desde sempre, pois se referenciam na busca de inspiração a todo tempo. Não tem como idealizar uma decoração sem olhar para as cores, texturas, geometrias. Acreditamos que, desta forma, possamos imprimir personalidade aos nossos produtos e deixá-los mais humanizados. Este diferencial é o que buscamos quando imaginamos o melhor lugar para vivermos, nossas casas.
Como foi seu desenvolvimento e a aceitação por parte dos envolvidos, como os estilistas e as modelos?
O início não foi fácil, por termos sido pioneiros no segmento. Buscamos estilistas para criar o que chamamos de ‘design de superfície’, e assim alimentamos designers de interiores e arquitetos nas suas concepções de ambientes. Conseguimos inovar e continuar na melhor relação com as mesmas áreas.
E qual é o processo de transformação de uma estampa criada por um estilista em uma superfície?
O processo todo dura em torno de oito meses. A aplicação em madeira exige uma tecnologia muito avançada e investimentos extremamente altos. Todos os testes e definições acontecem em um estúdio na Alemanha e somente depois de tudo definido e aprovado é que começa a produção no Brasil. A leitura em madeira obrigatoriamente apresenta uma concepção mais contemporânea e com uma vida bem mais longa. Hoje somos procurados para desenvolver coleções com os melhores estilistas do Brasil.
Que benefícios reais a relação entre arquitetura e moda trouxe para a empresa e/ou sua imagem?
Nosso público deseja exclusividade, inovação, praticidade. Com todos os investimentos que a empresa faz em tecnologia, em processos e em pessoas, conseguimos elevar o valor percebido da marca Dell Anno. Atualmente nossos produtos se equiparam ao das melhores grifes europeias, mas com um grande diferencial: não existe no mundo nenhuma marca de móveis planejados que possua superfícies assinadas por estilistas. Este é o caráter da exclusividade.
E quais são as surpresas para 2015?
Continuamos a campanha com a dobradinha Izabel Goulart (foto acima) e Pedro Lourenço, mas já estamos trabalhando em um novo projeto que concluiremos no final de 2015 para fazer parte da Campanha 2016/2017.
PROJETOS & PARCERIAS
“A arquitetura é uma das minhas maiores paixões na vida, e sempre achei que ela está diretamente ligada à moda. Porque, assim como a moda, a arquitetura fala de tendências, de tecnologia, de inovações. A Dell Anno está constantemente à frente porque tem o olhar voltado para o futuro, sem abrir mão do requinte e do bom gosto”. Izabel Goulart, modelo.
“A Dell Anno me permitiu ter uma visão mais ampla da arquitetura de interiores desenvolvida em todo o Brasil, pois nos levou a muitos dos diferentes estados onde atua, colocando-nos em contato direto com os melhores profissionais de cada cidade. A experiência desta parceria, da MostraBlack com a empresa e seus profissionais desde 2013, em seus diversos aspectos e locais, da fábrica às lojas, abriu nossos olhos para o melhor do país”. Raquel Silveira, empresária.
“Estive na fábrica da Dell Anno, que é a maior do Brasil em tecnologia. E como sempre tive interesse em trabalhar com interiores, e não só com moda, estou integrando as duas coisas na parceria com a marca, que acabou acontecendo naturalmente. Fiquei honrado e energizado em assumir esse projeto. A ideia foi desenvolver uma madeira nova em decoração, com aspecto mais voltado ao tecido, e que tivesse o universo gráfico da Dell Anno: contemporâneo, digital e orgânico. O elemento clássico e a elegância da madeira, de uma maneira nova e fabricada com tecnologia”. Pedro Lourenço, estilista.
“Gosto do apelo ‘inovativo’ da empresa, da sua interminável pesquisa em relação ao que está acontecendo de novo no design, no Brasil e no mundo. Admiro a atitude da Dell Anno de não querer ser mais uma, e, sim, uma das melhores. Seu destaque está na pesquisa de materiais inéditos, seu emprego (assim que testado) e, é óbvio, na qualidade”. João Armentano, arquiteto.
JURO QUE VI
"Rio Grande do Sul, inverno de 2011. O termômetro marcava 0ºC, com sensação térmica de -5ºC, mas, naquela noite de agosto, a promessa de um desfile exclusivo de Reinaldo Lourenço – pela primeira vez fora das passarelas das fashion weeks brasileiras – aquecia na serra gaúcha a conversa de jornalistas e VIPs que seguiam em bando para a imensa planta da Unicasa, em Bento Gonçalves. A ideia inédita de lançar um acabamento assinado por um estilista, especialmente pelo icônico über estilista Reinaldo Lourenço, com exclusividade para a Dell Anno, era quase uma incógnita. Só sabíamos que seria apresentada “uma linha de superfícies chamada Duo Chamalote, criada pela primeira vez no país para uma marca de móveis planejados”. Nós, jornalistas, tínhamos ainda a informação, segundo o release distribuído à imprensa, que “o universo da moda e da arquitetura se unem para levar a elegância de vestir à elegância do viver”. E o que isso queria dizer?
A chegada à indústria em meio ao nevoeiro deixou a noite ainda mais misteriosa. Mas ao entrar em seus galpões de pé-direito altíssimo, sob uma iluminação mais que adequada para destacar com precisão e elegância a passarela montada em formas geométricas com a nova estampa da Dell Anno, o clima passou da surpresa ao conforto. Fomos convidados a nos acomodar em uma sofisticada primeira fila de sofás, onde pequenas e discretas mantas em tons de cinza pousavam para, em seguida, nos trazer calor ao corpo enquanto esperávamos o início do desfile. A vizinha de assento, Regina Martelli, então editora de moda da Rede Globo, interrompia a nossa conversa apenas para dar entrevistas, entre um e outro de seus comentários sobre a montagem inesperada ali erguida.
Aquele cenário fabril-lunático, com pilhas intermináveis de madeira formando grandes corredores que se cruzavam, nos revelaria logo depois um desfile com o qual a plateia interagiu boquiaberta, enquanto as modelos desfilavam a coleção primavera-verão 2012 de Reinaldo. Ao final, mais uma surpresa. A top model Carol Trentini, garota-propaganda da marca, entrou sorridente na passarela com um dos dois modelos exclusivamente criados para ela, para esta ocasião, pelo estilista. Êxtase! A plateia sorria também, e a estampa Duo Chamalote estava lançada. E assim foi dado o primeiro passo de uma nova fase na integração da moda com a decoração, catapultada pela Dell Anno, da passarela para a casa da gente. Enquanto isso, lá fora, nevava..."
O ano era 1985. Enquanto o filme de maior sucesso da época trazia Michael J. Fox entrando na máquina do tempo e vislumbrando como seria 2015, a Dell Anno nascia em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Como no longa, também a empresa não conseguiria prever com exatidão o seu futuro. Se até hoje os skates e carros não voam, por aqui a realização foi maior e melhor do que se imaginava. A Dell Anno acertou quando previu que seu destino seria criar tendências, fazer e virar moda. Assim foi, está sendo e sempre será! Confira os pontos altos na virada de posicionamento da marca.