A exposição Móvel Moderno no Brasil: seleção do acervo do MCB pontua os momentos, personagens e questões fundamentais do processo de construção do mobiliário nacional. As peças exibidas serão acompanhadas de títulos e capítulos do livro homônimo, que após duas décadas é reeditado pela Editora Olhares. O recorte foi adotado para que os visitantes possam compreender o assunto sem precisar adquirir o livro.
Com curadoria da autora da publicação, a filósofa e professora de design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, e também da professora da FAU-USP Tatiana Sakurai, a mostra reúne um grupo de móveis selecionado a partir do acervo do Museu da Casa Brasileira.
A exposição abre hoje e, a partir das 19h, haverá uma mesa redonda com a presença dos designers Carlos Motta, Fernando Jaeger e Zanini de Zanine, que falarão sobre os capítulos do livro, como “Entre função e transformação” e “A nova geração”, com uma reflexão sobre os caminhos do design contemporâneo. Publicado originalmente em 1995, o livro tornou-se referência da história do design de móveis no País.
Móvel Moderno no Brasil: seleção do acervo do MCB
Data: até 29 de março
Local: Museu da Casa Brasileira
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, São Paulo, SP
Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada)
Entrada gratuita aos sábados, domingos e feriados