Na onda da modernização dos estádios brasileiros para a Copa do Mundo de 2014, muito tem se falado a respeito de comodidades de primeira linha, serviços luxuosos, lojas e opções de alimentação. Um bom e novo exemplo vem da Grécia, onde apesar da crise econômica, o investimento no design dentro das arenas de futebol mantém-se entre as prioridades locais. É o que atesta o restaurante V’ammos, instalado em um ponto privilegiado em meio às arquibancadas do estádio Karaiskaki, em Atenas, casa do tradicionalíssimo Olympiacos.
Para representar a água sobre a qual o Karaiskaki foi construído, os profissionais do escritório LM architects criaram um teto ondulado, que imita a fluidez de um líquido. Resultado de um desenho feitos com softwares de última tecnologia, o formato de onda permeia todo o ambiente e atribui personalidade ao espaço. Outro fato único neste projeto é o bar. Toda sua extensão é dominada por panelas – 300, para ser exato. Porém, a instalação um tanto artística também é discreta, já que o objeto individual se perde diante de sua repetição.
No mobiliário, reina o branco moderno e liso. Como contraponto a tanta contemporaneidade, o piso é de tábuas de madeira, atribuindo uma pitada de organicidade ao conjunto. Já as panelas não se limitam ao bar – elas se encontram também nos banheiros, fazendo o papel de cubas de pia.
Tudo isso, é claro, perde importância quando o espetáculo se inicia dentro das quatro linhas. Mas quem disse que um estádio deve ser ocupado apenas durante 90 minutos?