Em meio à bela paisagem carioca, na Lagoa Rodrigo de Freitas, está um recanto francês, que foi criado a partir de um olhar apurado, por quem entende de arte, design e bom gosto. Com requinte e luxo, o apartamento do conde francês Pierre Le Marie D’Archemont – descendente da família Le Marie d’Archemont, donos de importantes antiquários da região de Marselha – e de sua esposa brasileira Bettina, proprietária da loja e antiquário Secrets de Famille, é uma mostra da atmosfera francesa, mas com direito às belezas naturais do Rio de Janeiro.
De ar nobre, o imóvel de 230 m² é composto por cômodos amplos decorados a quatro mãos: pela própria Bettina e pela designer de interiores Luciana Kreimer, responsável pelo conceito visual e da vitrine da Secrets de Famille. “Todas as peças foram escolhidas e garimpadas por mim e pelo meu marido ao longo de nossas viagens. São objetos e móveis que fazem parte de nossa história. Mas a disposição deles coube à Lu Kreimer.”, diz Bettina.
O estilo da morada, claro, é o provençal, no qual predominam as cores claras, tecidos leves sem rebuscamento, como linhos e algodão crus, móveis pintados e entalhados, estampas florais e listradas. Para a proprietária, porém, os detalhes fazem a grande diferença no décor, como a mala Louis Vuitton, que pertenceu ao conde d’Archermond, avô de Pierre, disposta na sala com a função de aparador. Outro exemplo é o autêntico armário de mariage entalhado à mão do século 18 usado como cristaleira. “Como o nome diz, o armário tradicional de Provença servia para as moças guardarem o enxoval que era bordado por elas, e era levado como dote ao se casarem”, conta Bettina e acrescenta um terceiro item de sua residência como sendo um dos pontos altos da decoração: a tapeçaria com 4 m de largura por 2,5 m de altura na parede da sala de estar. “Ele é original do século 18 e reproduz uma cena romântica de um cavalheiro cortejando sua dama no campo, pintada em linho e depois bordada. Comprei esta peça única há cerca de oito anos em uma venda realizada no Castelo de Valdonette, que fica na região de Aix-en-Provence, na França. Na época, estava garimpando produtos exclusivos para a Secrets de Famille. Quando bati o olho na tapeçaria, de imediato a imaginei na minha casa”, revela.
Assim como a cena romântica da tapeçaria é a história de Bettina, que, embora seja brasileira, teve seu conto de fadas literalmente vivido na França, onde morou por 15 anos. A empresária foi para a cidade de Grenoble estudar e foi lá que conheceu Pierre, um descendente de uma família nobre do sul da França, e se casaram. E essa história já tem 25 anos, com direito a três filhas: Lola, Choé e Nina. Nos anos 1990, quando seu marido foi convidado a comandar uma multinacional francesa no Rio de Janeiro, o casal trouxe na mudança alguns móveis e objetos que serviram de inspiração para criar a marca Secrets de Famille – hoje com loja em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de uma fábrica própria, em Itu, que produz seus famosos móveis com estilo francês.