Wood Casting é uma série de bancos, banquetas e mesas desenvolvida pela jovem designer israelense Hilla Shamia composta por peças que unem o aspecto orgânico da madeira à aparência sólida e moderna do alumínio.
Fruto do projeto de pós-graduação de Shamia junto ao Departamento de Desenho Industrial da Holon Institute of Technology, a coleção foi criada a partir da fusão do alumínio diretamente na madeira.
A produção tem início quando troncos de árvores locais são cortados longitudinalmente e inseridos dentro de um molde, que define a estrutura do mobiliário. O metal líquido é, então, vertido sobre a madeira onde se solidifica depois de penetrar em fendas e rachaduras. Realizado a temperaturas elevadas, o processo também gera carvão, que deixa linhas negras no encontro dos dois materiais.
Não é de hoje que designers procuram explorar a combinação do metal e da madeira. Mas a tecnologia desenvolvida em Israel chama a atenção pelo valor estético que advém da aleatoriedade. Em função do seu processo de fabricação, não há como existir duas peças iguais.