O conforto, a livre circulação e a praticidade foram os princípios adotados pela arquiteta de interiores Raquel Kabbani na criação do projeto de uma área social para uma grande família – um jovem casal com quatro filhos pequenos – que mora em um apartamento de 350 m² na capital paulista.
Como o imóvel já tinha um projeto arquitetônico anterior, o foco, desta vez, foi incrementar os espaços sociais, que totalizam 95 m², abrangendo living, sala de jantar/almoço e home theater. A ideia era garantir um décor acolhedor, que proporcionasse uma atmosfera tranquila e que fosse capaz de absorver as atividades recreativas dos filhos e seus amigos. “Concebemos um ambiente sofisticado e, ao mesmo tempo, aconchegante, com peças que resistem à rotina das crianças”, disse Raquel.
No living, grandes sofás conferem espaço suficiente para acomodar confortavelmente os moradores e os convidados. De cores neutras, eles receberam almofadas com tons mais marcantes, como a cor abóbora. Em um deles, um aparador de madeira feito sob medida cria espaços para livros e objetos decorativos. Duas poltronas e uma chaise na cor café completam o ambiente, que ganhou um tapete, também em nuance neutra, sobre o piso de madeira. Rodeada por um generoso terraço, com 20 m², a sala recebe luz natural constante e, de quebra, a paisagem das árvores lá fora. No canto, um piano com gravuras na parede. No centro, uma mesa com vidro espelhado em uma caixa de madeira abriga vários cristais de cores diversas. “Neste projeto, o ponto alto está no contraste de cores entre o piso e os móveis, além de uma circulação pensada para proporcionar maior mobilidade aos moradores”, afirmou a profissional.
LEIA TAMBÉM: 23 quartos para sonhar acordado
No home theater – ambiente que está separado convenientemente, mas integrado ao restante da área social –, um grande painel de madeira em tom escuro contrasta com o branco. Há ainda um sofá de linhas retas feito de linho e pufes de couro preto que garantem o conforto na hora das sessões de filmes da criançada, com direito a pipoca. A persiana romana e a gravura complementam o décor.
Na sala de jantar, não poderia ser diferente. Aqui, o item essencial é a simplicidade e a sofisticação. A mesa de resina branca ganhou dez cadeiras revestidas de palhinha. Um extenso aparador duplo de vidro e o minibar dão conta na hora de receber os convidados. Ao lado, a sala de almoço tem como focou a praticidade, com uma mesa de vidro redonda e cadeiras brancas Eiffel.
As paredes são pintadas de branco e pontuadas por telas estrategicamente colocadas para criar uniformidade visual entre os ambientes, a exemplo das grandes telas coloridas em tons fortes na sala de jantar e no living. Para arrematar o designer de interiores, o projeto de iluminação com pontos de luz cria uma harmonia contemporânea entre os ambientes.