A sauna Grotto construída diante das águas serenas e azuis da Georgian Bay, em Ontário, foi criada pelos arquitetos do escritório Partisan para oferecer uma experiência única de relaxamento e hedonismo aos seus usuários. O local ocupa parte de uma formação rochosa muito antiga e foi concebido com inspiração nas grutas naturais.
O objetivo do projeto foi criar a ilusão de ter interiores esculpidos, com formas sinuosas e orgânicas. Do lado de fora, a ideia foi criar um volume sólido, mas que parecesse flutuar e garantisse às casas vizinhas uma visão desobstruída do horizonte.
O pôr do sol dessa região constantemente aparece em listas de revistas de viagens como um dos mais belos do mundo. Para maximizar a experiência que é vê-lo, aberturas de formas irregulares foram estrategicamente posicionadas em paredes e teto, aproximando o usuário do exterior.
LEIA TAMBÉM: 8 hotéis com piscinas luxuosas para curtir os dias de calor
Para erguer a Grotto, o pessoal do Partisan trabalhou junto a marceneiros e serralheiros desenvolvendo um processo de fabricação sofisticado, que teve como base uma série de modelos tridimensionais digitalizados.
A estrutura é toda metálica, conduzida ao local de instalação por meio de balsas. O revestimento interno, em cedro, foi pré-fabricado em módulos precisamente cortados em máquinas computadorizadas.
O cedro foi a espécie de madeira escolhida por motivos, que vão da resistência à podridão, ao aspecto superficial e aroma.
E MAIS: O paraíso mora logo ao lado
Entre a estrutura e os painéis de madeira há um filme de alumínio e um colchão de ar que permitem à madeira expandir e contrair de maneira uniforme, mesmo diante do calor inerente a uma sauna. Para melhorar a eficiência energética da construção, janelas e a claraboia foram fabricadas com vidros duplos e triplos.