Pensar na China nos remete, invariavelmente, a pontos históricos diferentes. Se falamos de arte, as memórias costumam nos enviar ao passado, de expressões estéticas tradicionais e bastante cristalizadas. Se focamos num âmbito socioeconômico, pensamos em dias mais recentes, da potência econômica que avança sem freios rumo ao topo do mundo. Mas o que acontece quando misturam-se as figurinhas? Como é a arte chinesa atual?
Uma das dezenas de respostas possíveis pode ser conferida essa semana na By Kamy, que apresenta a mostra Nós da China, onde serão exibidas mais de 30 obras de arte do país oriental. Com curadoria do renomado professor de design têxtil Lin Le Cheng, da Universidade de Arte e Design de Pequim, o evento retrata a China contemporânea. Os elementos culturais e sensoriais prometem levar os visitantes a uma verdadeira viagem.
“A exposição tem como objetivo principal apresentar ao nosso país uma China completamente diferente daquela que faz parte do nosso imaginário”, diz Francesca Alzati, designer de tapetes e sócia proprietária da By Kamy.
Além disso, Francesca dará um toque de brasilidade à ação com a apresentação da nova coleção Pequim Style, que é inspirada nas antigas louças e pratos milenares da China.
Ao ver os pratos em visita aos museus e templos chineses, a designer percebeu que os desenhos tinham tudo a ver com a arte de tecer tapetes. Daí surgiu a ideia para a coleção.
Nós da China
Local: By Kamy
Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1147 - São Paulo
Data: de 14 a 18 de agosto