Quantcast
Channel: Casa Vogue
Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614

Os contrastes orientais de Neri & Hu

$
0
0
Neri & Hu (Foto: divulgação)
Neri & Hu (Foto: divulgação)

O ano começou bem para Lyndon Neri e Rossana Hu: no mês passado, a dupla revelou sua Das Haus, uma visão de casa ideal criada a convite da feira IMMCologne. A instalação combina perfeitamente as várias facetas destes arquitetos chineses, mais conhecidos por aqui em função dos móveis que projetam para marcas como Classicon, De La Espada e Moooi, entre outras, mas que também atuam intensamente em projetos de arquitetura e interiores. Seu escritório em Xangai reúne mais de cem pessoas!

Na “Haus” de Neri & Hu, cinco ambientes de pé-direito duplo – cada um definido por uma cor viva e uma função específica (quarto, banheiro, sala de comer, sala de estudo e living) – se distribuem em torno de um pátio interno, pensado como espaço semipúblico de convivência. Uma passarela suspensa percorre toda a “casa”, intersectando os espaços em diferentes pontos e dando ao visitante vistas precisamente calculadas da instalação, que, assim, pode ser observada a partir de cima ou por ângulos mais convencionais, através das “janelas” de cada ambiente. “Ultimamente, queremos criar experiências voyeurísticas que rastreiam, revelam e desafiam as memórias pessoais”, afirmam.

Neri & Hu (Foto: divulgação)

Em março, o casal ficará novamente sob os holofotes como Designers do Ano da Maison & Objet Asia, que será realizada em Singapura. Na escolha, pesou o fato de eles “representarem a essência da cultura e das raízes asiáticas, mas com uma abordagem internacional em seu trabalho”, conta Philippe Brocart, CEO global da Maison & Objet.

Pois esse equilíbrio entre aspectos aparentemente contrastantes, no melhor estilo Yin-Yang, é um dos pontos fortes na trajetória de Lyndon e Rossana. Formados nos Estados Unidos – ambos estudaram arquitetura na Universidade da Califórnia; depois, ele fez mestrado em Harvard e ela, em Princeton –, prezam profundamente suas raízes. E, embora seu trabalho evoque uma estética chinesa moderna, dão grande valor às tradições locais, caso do handmade explorado em boa parte de suas criações como uma forma de revisitar um know-how ancestral.

Neri & Hu (Foto: divulgação)

O resultado é uma produção que concilia Oriente e Ocidente, tradição e modernidade, passado e futuro. Isso é visível especialmente nos projetos de arquitetura e de interiores, nos quais o diálogo entre o novo e o antigo é explorado com maestria, caso dos restaurantes Capo e Mercato e do hotel The Waterhouse, todos em Xangai. “Dar vida a velhos edifícios deveria ser missão de todo arquiteto – não é questão de gostarmos ou não. É quase impossível escapar dessa grande responsabilidade, sobretudo em um país como a China, onde prédios são demolidos em uma taxa sem precedentes”, defendem.

O uso abundante de materiais naturais é outro fator que caracteriza a obra de Neri & Hu, seja em arquitetura ou design. “Sempre fomos fascinados pela madeira, pela vida que pode proporcionar a um espaço, tanto visualmente quanto no aspecto tátil. Gostamos de materiais naturais com acabamentos naturais, porque a pureza do material dá autenticidade ao modo como as pessoas percebem o espaço. O fato de nos atrairmos pelas coisas naturais é algo inato à condição humana – no design deveria ser o mesmo”, provocam. Eles sabem que podem.

*Matéria publicada em Casa Vogue #354 (assinantes têm acesso à edição digital da revista)

Neri & Hu (Foto: Shen Zhonghai)

 

Neri & Hu (Foto: Pedro Pegenaute)

 

Neri & Hu (Foto: Shen Zhonghai)

 

Neri & Hu (Foto: Editora Globo)

 

Neri & Hu (Foto: Pedro Pegenaute)

 

Neri & Hu (Foto: divulgação)

 

Neri & Hu (Foto: divulgação)

 

Neri & Hu (Foto: divulgação)

 

Neri & Hu (Foto: divulgação)

 

Neri & Hu (Foto: divulgação)

 

Neri & Hu (Foto: Shen Zhonghai/divulgação)

 

Neri & Hu (Foto: divulgação)

 

Neri & Hu (Foto: divulgação)

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 23614


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>