Em plena metrópole paulista, um casal de empresários com um filho queria uma morada com direito à tecnologia de ponta, conforto e, principalmente, um espaço gourmet acolhedor, que pudesse servir de palco para as reuniões com os amigos e oferecesse toda a infraestrutura necessária. E o desejo foi atendido pela arquiteta de interiores Raquel Kabbani. “Criamos um projeto contemporâneo com toques clássicos, usando peças atuais e objetos garimpados em antiquários, além de obras de arte pertencentes ao acervo da família”, diz a profissional.
São 300 m² distribuídos para propiciar ambientes amplos, área de circulação abundante e funcionalidade. Logo de cara, no hall, é possível identificar o gosto apurado dos moradores: laminas de madeira e papel de parede criam um ar sofisticado, inclusive no lavabo. Já no living, o piso de madeira confere uniformidade, sendo valorizado pelo grande tapete com desenhos de losângulos, da Rug Rev. Dois sofás beges, um de estilo Luis XV, ambos da Maison Sierra, dialogam com as duas poltronas no tom caramelo e o painel de madeira, o qual abriga a potente TV de 70 polegadas e todos os aparelhos tecnológicos. O toque de modernidade fica por conta do revisteiro de madeira com LEDs.
A integração é outro ponto forte desta residência: a sala de jantar está totalmente interligada ao terraço. Para receber os constantes convidados, uma mesa com dez cadeiras. O espelho, item comumente usado por Raquel em seus projetos, promove a amplitude desejada pelos clientes. Mas se dentro há beleza e conforto, no terraço o projeto se mostra plenamente realizado ao gosto dos moradores. Na realidade, dois ambientes foram criados. O primeiro é um espaço de convivência, que recebeu uma mesa redonda de madeira e cinco cadeiras de madeira com couro nobre preto. Ali, há churrasqueira, forno de pizza e pia, tudo conforme queria o empresário. O piso de porcelanato possibilita a praticidade tão conveniente em espaços voltados para o lazer. A parede de tijolinhos cria um clima acolhedor. Já o segundo ambiente, um lounge, foi concebido para momentos de leitura ou apenas de contemplação do entorno, pois a região é muito arborizada.
“Outro ponto forte do projeto é a cozinha gourmet, o canto preferido do dono da casa. Neste ambiente utilizamos um painel de madeira de demolição com gravação a lazer, remetendo às uvas usadas na fabricação de vinhos, que tanto agrada ao proprietário”, afirmou Raquel. A bancada extensa, da Florense, proporciona o espaço necessário para abrigar especiarias e utensílios. Para completar o décor, um barril de madeira, típico da produção da bebida foi inserido.
Sem esquecer do jovem morador, Raquel criou um home theater pensando em seu conforto e de seus amigos em dias de jogos e filmes. Um amplo sofá na cor cinza-jeans e a marcenaria no tom fendi promovem uma atmosfera tranquila. Da mesma forma, os quartos foram criados partindo do princípio de que a comodidade era a prioridade. De linhas simples, a suíte do casal abrange também um terraço e dois closets com banheiros individuais, estes receberam porcelanato branco e bege e louças Deca. O quarto do jovem morador é amplo e a mescla dos tons preto, branco e vermelho – cores do seu time de coração – junto com um grande painel da cidade de Nova York dão um ar mais jovial ao ambiente. Por outro lado, o quarto de hóspedes é neutro, com cores claras, perfeito para uma boa noite de sono dos visitantes.
A cozinha, também integrada ao espaço gourmet, ganhou móveis Florense, uma mesa para refeições rápidas e equipamentos de última geração. Contudo, seu charme ficou por conta da cristaleira posicionada estrategicamente no corredor de passagem entre os dois ambientes e que guarda as louças especiais da família.