Quem diria, a primeira vista, que o Brasil e a Polônia poderiam ter tantas afinidades? Lançar luz sobre elas é o plano do fotógrafo e arquiteto brasileiro Cristiano Mascaro, que registrou quatro cidades na Polônia, e do artista multiplataforma Slawomir Rumiak, que criou um filme sobre São Paulo. O resultado deste intercâmbio é a exposição Traces of People, que abre amanhã (28/3) no International Cultural Centre Gallery, na cidade de Cracóvia.
LEIA TAMBÉM: Cristiano Mascaro fotografa o próprio lar
Mascaro fez fotos em preto e branco de antigas fábricas, edifícios residenciais e lares nas cidades de Gdansk, Varsóvia, Lodz, e Cracóvia. Já Rumiak desbravou em vídeo (colorido) a capital paulista em busca de trabalhadores que chegavam do interior do país. Apesar de todos os vestígios humanos registrados no trabalho de ambos, nenhuma pessoa aparece nas imagens.
As paisagens fantasmagóricas da mostra Traces of People, que contam a história de dois povos apenas com indícios da ação do homem, fazem parte do programa Polska-Brasil 2016, realizado pelo Instituto Adam Mickiewicz (IAM) com o objetivo de aproximar os dois países ao colocar lado a lado a maneira como ambos lidam com os desafios da contemporaneidade.
Como continuação da programação, será criada uma plataforma de intercâmbio entre artistas contemporâneos poloneses e brasileiros, além de parcerias com institutos como Sesc São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, Videobrasil e Casa do Povo, que receberão exposições sobre o tema por aqui a partir de 2016. Traces of People, inclusive, também desembarcará no Brasil.
Cristiano Mascaro & Sławomir Rumiak : Traces of People
Data: de 28 de maço a 7 de junho
Local: International Cultural Centre Gallery
Endereço: 25 Main Square, Cracovia, Polônia