No coração do Brooklyn, em Nova York, fica um estúdio de design que mescla a inspiração do modernismo norte-americano com a criatividade de seus donos, Will Kavesh e Emrys Berkower. Dentre os produtos feitos pela Token, há uma coleção que mescla a produção industrial às técnicas artesanais e esbanja sofisticação nos mínimos detalhes. "Antes de trabalhar com design, estudei escultura e engenharia", conta Kavesh, responsável pelas peças de mobiliário. "Na escultura, aprendi a dar atenção ao material e tirar dele o melhor, em vez de escondê-lo ou adicionar revestimentos. Da engenharia, trouxe o hábito de ter em mente, durante o design, os métodos de produção para que o resultado final seja o melhor possível."
Trabalhando com aço, couro e uma variedade de madeiras e de tecidos, a Token deu origem a uma linha de móveis composta por mesas, cadeiras, um sofá, um armário e um elegante bar. "O conceito de todas as peças é arquitetônico e minimalista", explica Kavesh. "É uma maneira de representar formas gráficas em um formato tridimensional. São volumes que evidenciam linhas e conexões elegantes."
O destaque fica por conta dos armários, a começar pelo bar Dry. Sobre pés palito que parecem flutuar – graças ao corte diagonal em suas extremidades – as quatro faces de uma caixa exibem um detalhado trabalho de marchetaria. "Apesar da técnica tradicional, os desenhos são contemporâneos e abstratos. Os padrões geométricos formam um trabalho que é arte e artesanato ao mesmo tempo", explica o designer.
Já o aparador que recebe o mesmo nome da marca surge em duas versões. A primeira, de nogueira, ostenta os veios da madeira entre as linhas puras que o formam. A segunda, de carvalho, exibe desenhos gráficos feitos em parceria com a produtora de papeis de parede Flat Vernacular, também localizada em Nova York.
Além da coleção de móveis, a Token possui uma linha de luminárias feitas de vidro soprado que carrega o mesmo DNA impresso na mobília. Para conhecer todos os seus produtos, acesse o site da marca.