O desejo da empresária proprietária desse apartamento de 580 m² no bairro do Batel, em Curitiba, era de que o imóvel recém-entregue pela construtora tivesse um visual elegante, com design contemporâneo, confortável para receber a visita de amigos e familiares. Responsável pelo projeto, a engenheira e designer de interiores Margit Soares, propôs um layout que garantisse a ela espaços amplos e bem iluminados, além de um décor pautado em cores sóbrias e materiais nobres, como o mármore utilizado no piso das salas e do hall.
A intervenção começou com algumas obras civis. "Eliminamos um quarto, integramos as salas e alteramos o tamanho dos banheiros, do closet e da lavanderia para ajustar a planta às necessidades da moradora", conta Margit. Também foram modificados pontos de elétrica e hidráulica, assim como foi incorporado um sistema de automação integrado em todo o imóvel.
Em um apartamento de metragem generosa, a designer escolheu uma paleta de cinzas com diferentes texturas. O mobiliário, de linhas sóbrias, combina materiais frios (vidros, espelhos e metais) a tecidos macios, como o das cadeiras da mesa de jantar e dos sofás, fornecidos pela Artefacto.
Para aquecer a ambientação, foram introduzidas pitadas de cor, especialmente nas obras de arte, e madeira, com presença marcante no painel do home e na passagem das áreas sociais para a cozinha.
A iluminação, de modo geral, discreta, adiciona um toque de design à decoração graças a lustres esculturais. Destaque para dois pendentes: o Taraxacum 88, do designer italiano Achille Castiglioni sobre a mesa de jantar, e Flos Chase, criado por Patricia Urquiola, e instalado na copa. Ambos foram fornecidos pela Interpam Iluminação.
Com armários desenhados pela própria Margit e executados pela Kitchens, a cozinha tem uma atmosfera mais leve que a do restante do apartamento. Isso se deve principalmente ao tom pastel das paredes, revestidas com pastilhas de vidro G Baraldi, e à introdução de detalhes em vermelho vibrante.