Unir a precisão e a contemporaneidade do design escandinavo à arte e tradições mexicanas. Essa é a missão a que se propõe a Luteca, empresa de mobiliário criada pelo designer Alexander Andersson, em parceria com Amanda Price e Sebastian Rean. A empresa, com sede em Nova York e oficina na Cidade do México, fez sua estreia no mercado com uma coleção de vinte peças que combinam técnicas de produção tradicionais a tecnologias de ponta para produzir um mobiliário contemporâneo meticulosamente feito à mão.
Parte do catálogo é composta por criações concebidas pelo arquiteto Pedro Ramirez Vázquez, um dos mais expressivos do México, autor de obras grandiosas como o Estadio Azteca. Vázquez concedeu a Andersson os direitos de produção de seu acervo de mobiliário antes de sua morte em 2013. São peças que, até então, haviam sido desenvolvidas apenas em protótipos ou em edições limitadas para os projetos específicos.
Esse é o caso das mesas de centro Nanagona, Espiral e Hexagonal, desenhadas por Vázquez nos anos 1970 e que só puderam ser produzidas agora graças às técnicas avançadas de corte a laser das chapas de aço. Outro destaque do catálogo é a icônica Equipal Chair, desenhada por Vázquez em 1964 e que pode ser produzida com estrutura de aço inoxidável ou de bronze com estofado em couro preto ou marrom.
A coleção de lançamento de Luteca é complementada por peças produzidas por Andersson, que cresceu na Suécia, mas tem laços estreitos com o México por causa de sua mãe mexicana. O trabalho de Andersson concilia o minimalismo e silhuetas modernistas a elementos artesanais mexicanos, como estofados de couro e encostos de cadeiras ripados.
As peças são comercializadas diretamente para designers de interiores em pontos de venda exclusivos em Nova York e Los Angeles. A expectativa da empresa é iniciar vendas on-line a partir de julho de 2015.