O Salão do Móvel de Milão 2015 só começa, de fato, hoje (14/4), mas na segunda-feira (13/4) já é dia de sentir a criatividade e novidade borbulharem de todos os cantos! Acontece que a semana começa, oficialmente, com os tradicionais eventos do FuoriSalone, que estão ainda mais animados graças à proximidade da Exposição Universal, que acontece por aqui, este ano, do dia 1 de maio ao dia 31 de outubro.
Diferente das edições anteriores, marcadas pela crise econômica sofrida na Europa, as vitrines esbanjam cores e ousadia, sinal de que a indústria está livre, leve e solta, pronta para liberar a imaginação e deslumbrar os olhos dos design lovers.
Para dar a largada na programação, a equipe da Casa Vogue partiu para a Triennale di Milano, museu que, ano após ano, prepara uma gama de exposições inspiradoras que olham para o passado como forma de pensar em um futuro melhor. Como não poderia ser diferente, o tema escolhido em 2015 foi a comida – seguindo o lema “Alimentando o planeta, energia para a vida” eleito pela Expo Universal.
Logo na entrada, a mostra Arts & Foods. Rituals since 1851 coloca em voga a influência que os alimentos têm no campo do design e da arte. São cerca de 7 mil m² com obras que vão desde as consagradas, como o gigante inflável Daddies Tomato Ketchup, do polêmico Paul McCarthy, até outras feitas especialmente para a ocasião. Tomando carona no tema, Kitchen&Invaders faz uma retrospectiva do design feito para cozinhar e saborear.
Galeria 1: Triennale Design Museum
Ainda na Triennale, a exposição The Art of Living leva os visitantes a um mergulho em ambientes criados por gigantes do design de interiores italiano, enquanto a mostra Constancy & Change in Korean Traditional Craft 2015 tempera essa receita com a serenidade oriental.
Partindo para via Tortona, onde acontecem os principais eventos do dia, não se falava em outra coisa: o showroom da Moooi. Luz baixa, música dramática (ao vivo!) e uma explosão de nuances eram apenas o prelúdio para o lançamento da coleção de tapetes da marca que traz, em seus prints que não deixam a desejar para o handmade, colaborações de sucesso com uma variedade de artistas do mundo todo. Para deixar o clima ainda mais especial, maxipainéis do fotógrafo e artista visual Rahi Rezvani serviram como pano de fundo para ambientes ultracriativos que também traziam lançamentos da marca no mundo da mobília.
Galeria 2: Rosenthal e Sambonet, Tokio Design Week, Moooi e Lexus
Depois de algumas horas de caminhada, foi a vez de prestigiar o bom design brasileiro. O pavilhão da Rio + Design era praticamente uma filial da Cidade Maravilhosa na Europa, com o português como língua oficial, muita alegria de viver e, naturalmente, ótimas peças de design. “Este ano temos dois pontos fortes: a madeira, nossa matéria-prima mais significativa, e a tecnologia de ponta!”, conta animada, à Casa Vogue, Dulce Ângela Procópio de Carvalho, subsecretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio de Janeiro. Nomes como Zanini de Zanine e Guto Indio da Costa estavam lá para não deixá-la mentir.
Galeria 3: Rio + Design
Para fechar o dia – que já tinha virado noite – foi hora de testar os cincos sentidos nas instalações criadas pela Lexus, há poucos passos dali. Na entrada, o carro conceito LF-As foi cercado por centenas de espelhos como uma homenagem a visão. Mais adiante, a audição foi testada com doces que explodem na boca cujo sabor é “o som da chuva”. E, além, foi a vez de despertar o paladar provando uma sopa que é a versão foodie da água pré-histórica da Terra.
Depois de tanta conexão com a natureza – via os meios da arte –, fica difícil não se sentir preparado para a maratona do dia seguinte, no Salão do Móvel de Milão. Acompanhe a cobertura completa aqui no nosso site e ainda, em tempo real, no Instagram da Casa Vogue!
Ouça abaixo a entrevista que a diretora de redação da Casa Vogue, Taissa Buescu, fez nesta segunda-feira para a rádio CBN, direto de Milão: