O Salão do Móvel de Milão começou nesta terça-feira (14/4) com uma explosão de cores e de lançamentos. Além das reedições que aparecem sem medo de ostentar novas nuances e materiais, as muitas peças inéditas dos showrooms – alguns deles formados apenas por novidades – vieram sem medo de explorar materiais e formas deliberadamente ornamentais.
Diretamente proporcional ao otimismo que o mundo do design passa era a quantidade de estrelas que desfilavam pelos corredores. Os sobrenomes Starck, Urquiola, Grcic, Laviani e Missoni são apenas alguns poucos e bons exemplos.
Depois de algumas horas de passeio, a equipe da Casa Vogue conseguiu identificar que algumas tendências já começam a se solidificar nas grandes marcas. Em meio à profusão cromática, o azul – claro, pastel, acinzentado, vivo – parece ter servido como inspiração para várias mentes criativas do Salone, vindo acompanhado, muitas vezes, de um dessaturado tom de rosa. As peças multicoloridas, como a poltrona Pilot, do estúdio Barber&Osgerby, na Knoll, e a Lilo, de Urquiola para a Moroso, também criaram um padrão. Como nada nessa vida é por acaso, vale ficar de olhos bem abertos!
A funcionalidade aliada ao minimalismo também marcou presença. A coleção Belleville, da Vitra, e linha Kaari, da Artek, ambas dos irmãos Bouroullec, são ótimos exemplos de como a simplicidade é linda.
Passeie pelas galerias de fotos para conferir muito mais do Salone. E lembre-se: amanhã tem mais! Acompanhe a cobertura completa aqui no nosso site e ainda, em tempo real, no Instagram da Casa Vogue!
Galeria 1: Kartell, Missoni Home, A Lot of Brazil, Gan, Knoll e Moroso
Galeria 2: Vitra, Artek, Roda, Magis, Mattiazi, Poltrona Frau, Cassina, Cappellini, Glass Italia, TOG e BD Barcelona
Ouça abaixo a entrevista que a diretora de redação da Casa Vogue, Taissa Buescu, fez nesta terça-feira para a rádio CBN, direto de Milão: