Uma das startups mais valiosas do mundo, a Airbnb atua como intermediária no aluguel de acomodações para turistas em mais de 190 países. Em 2014, a empresa inaugurou uma nova sede em Portland, nos Estados Unidos, onde trabalham cerca de 200 colaboradores.
Diferente do que acontece em escritórios tradicionais, onde cada colaborador tem uma área de trabalho definida, na Airbnb os múltiplos espaços são democráticos, humanizados e permeáveis.
O trabalho, coordenado por Aaron Taylor Harvey e Rachael Yu, da equipe de design da empresa, em colaboração com o estúdio Boora Architects, se pautou em uma extensa pesquisa para mapear as atividades realizadas por cada funcionário. A partir dessas informações, foram criados ambientes para acomodar diferentes estilos de trabalho.
Os usuários têm liberdade para escolher a configuração que melhor se adapta às suas necessidades. Há áreas mais abertas e iluminadas para atividades em grupo e que demandam interação. Também há espaços mais reservados para trabalhos que requerem maior grau de concentração. O projeto contemplou, ainda, lounges, salas para reuniões rápidas, estações para videoconferência e ambientes de descompressão.
O escritório incorporou uma série de elementos artesanais fornecidos por empresas da região. A marcenaria, em madeira natural, foi produzida sob medida a partir de prototipagem digital. A maior parte das peças fixas têm múltiplas funções, com destaque para a grande estrutura de madeira compensada que oferece áreas reservadas na parte inferior e um mezanino na área superior.
Durante a reforma, as paredes de tijolinhos originais foram mantidas para trazer uma atmosfera mais doméstica. Em um escritório de layout aberto, o revestimento rústico também marca a separação entre o lado mais iluminado, vibrante e aberto, e o lado mais reservado, que tem iluminação focalizada sobre as áreas de trabalho e paleta mais escura para conferir um cenário mais tranquilo.
O projeto, que buscou manter transparência e visibilidade em todo o espaço, teve a participação de aproximadamente 50 funcionários da Airbnb, que sugeriram temas para a ambientação de alguns espaços. Como resultado surgiram a sala de reuniões que remete aos navios históricos, a sala inspirada em colmeias de abelhas e a saleta com décor inspirado nas casas da Geórgia.