Depois da Semana do Móvel de Milão 2015, a equipe da Casa Vogue chegou ao Brasil e se reuniu para um balanço geral. Dentre os comentários, naturalmente surgem peças que foram unanimidade pela beleza, inventividade, ousadia....
Resolvemos, então, reuní-las em um top 15 dividido por categorias diferentes e escolhido por quem entende. Veja abaixo!
E MAIS! Acompanhe aqui a cobertura completa do Salão do Móvel de Milão
1.Ambiente mais ousado: Dimore
Emiliano Salci e Britt Moran lançam, esse ano, sua primeira coleção de tecidos para a casa, Palmador 2015. “O resto, uma composição de design inspirado em épocas passadas e peças vintage, veio como consequência disso”, explicaram à Casa Vogue. O resultado é exuberante e elegante!
2. Melhor Luminária: Serena T
Patricia Urquiola tomou inspiração na forma e na flexibilidade das folhas para criar a luminária Serena T, para a marca Flos. A natureza nunca poderia imaginar que esse remix de suas características poderia ficar tão chic.
3. Melhor coleção: Nendo para a Glass Italia
O prolífico designer Nendo armou, no distrito de Brera, uma exposição que mistura minimalismo, transparência e fascinação. As peças feitas entre 2014 e 2015 pelo japonês mesclam inteligência e simplicidade e dificilmente passam despercebidas. nâo é à tôa que seu nome foi um dos mais mencionados durante o Salone.
4. Melhor peça revisitada: os biombos dos GamFratesi
O casal GamFratesi criou, para a Cappellini, uma versão reloaded dos biombos que dividiam espaços e decoravam ambientes. Além de cumprir a função original, o screen-system pode ser dependurado e torna-se uma escultura que se move com o vento. Colorido e poético!
5. Melhores tapetes: Moooi
A instalação que a Marcel Vanders criou para o lançamento da coleção Moooi Carpets deixou a todos de boca aberta. Os produtos em si, tapetes com prints de texturas e desenhos, são desejo de consumo imediato. Afinal, quem não quer cobrir o piso de casa com arte?
6. Inovação tecnológica: Marmore soundsystem
Dentre os produtos apresentados pelos novos talentos em Ventura-Lambrate, está o interessantíssimo speaker Bluetooh, design de Filippo Protasoni e Claudio Larcher, para a Clique Editions. A caixa de som feita de mármore carrara dispensa comentários. Fica o desafio de achar uma semelhante que seja mais charmosa.
7. Melhor sofá: Seymour, na Minotti
O sofá Seymour, criado por Rodolfo Dordoni para a Minotti, traz dentre seus fios a comprovação de duas tendências fortes da edição: formas arredondadas, capazes de deixar qualquer ambiente mais aconchegante, e os azuis que tomaram conta dos lançamentos
8.Melhor produto kids: Policosmos
Em sua primeira edição, a Kids Design Week surge para envolver as crianças no festival e celebrar a produção de designers que assumem o desafio de criar para o segmento. Na mostra, está a coleção Policosmos pop-up, da marca PCM. Com paisagens de papel e animais de espuma, permite que as crianças criem cenários diversos.
9. Melhor peça technicolor: Double Zero
Combinar a energia das cores com o requinte do dourado é uma receita certeira no design. A cadeira Double Zero, de David Adjaje, para a Moroso, une a esse mix a elegância da geometria retrô. Irresistível!
10. Melhor história: Villa le Lac
Os passarinhos, casas e balanços de Jaime Hayon na coleção Villa le Lac, para Cassina, foram esculpidos usando a maderia de uma árvore plantada por Le Corbusier na Suiça. As peças fazem parte da comemoração dos 50 anos da linha LC, de Le Corbusier, para a marca
11. Peça mais sensual: chaise Mad
Depois do sucesso da cadeira Mad, criada em 2013 para a Poliform, Marcel Wanders aumentou a família e, dentre as novas peças, surgiu a chaise longue Mad. Na foto, o item de formas arredondadas e sinuosas foi estofado com camurça azul, cor que desponta como absoluta no Salone
12. Melhor customização: Maria Maria
Philippe Starck lançou, no showroom da TOG, as cadeiras Boss Boss e Maria Maria (na foto). Além das possibilidades de personalização que a marca ofecere, elas reservam um espaço para que o usuário possa adicionar, no encosto, uma imagem de sua preferência
13. Melhor móvel-escultura: Serra Pelada
Criada pelo designer Roque Frizzo, a mesa Serra Pelada, para a Saccaro, é inspirada no buraco feito no solo amazônico durante a corrida do ouro: as lâminas de madeira representam a ação do homem na natureza e criam formas para serem apreciadas através do tampo de vidro e do lado de fora
14. Melhor peça com humor: mesa Monkey
Não há limites quando o assunto é criatividade no Salão do Móvel de mIlão 2015. A BD Barcelona apostou no humor e lançou a mesa lateral Monkey, de Jaime Hayon, que substitui os pés da peça pela forma de um macaco. Super fun!
15. Melhor galeria: Nilufar Depot
Uma das novidades de 2015 é o espaço Nilufar Depot, uma galeria eclética com itens novos e vintage da Nilufar. Para o lançamento, o designer Martino Gamper criou uma mesa enorme que traz um mix de tendências do momento: formas arredondadas, profusão de cores e reunião social. Irresistível!