Design inovador com exploração de materiais alternativos e processos produtivos sustentáveis. Esse é o foco do trabalho da arquiteta Azusa Murakami e do artista plástico Alexander Groves, do Studio Swine. A mais recente criação da dupla são os Meteorite Shoes, sapatos femininos de salto com aparência de rochas espaciais.
O acervo de meteoritos do Museu de História Natural de Londres e, principalmente, o desembarque histórico da sonda espacial Philae na superfície do cometa 67 P em novembro do ano passado foram inspirações para o desenvolvimento desse trabalho, que é parte de um projeto em parceria com a Microsoft.
Para chegar às formas irregulares e à textura de rocha esponjosa semelhante às pedras-pomes, os designers trabalharam com espuma de alumínio, material utilizado pela indústria automotiva como isolamento acústico em carros de luxo.
Constituída por 90% de ar, a espuma de alumínio é produzida quando o metal, ainda em um estado de fusão, recebe injeção de gás. A leveza do material ajudou a dar aos scarpins do Swine uma sensação de que flutuam no ar, como acontece com os objetos celestes.
Para atingir o efeito escultórico almejado, foram utilizadas tecnologias de digitalização 3D e máquinas CNC especialmente programadas para gerar formas imprevisíveis e naturais.
A dupla anglo-japonesa explica que o principal objetivo do projeto é chamar atenção para as qualidades estéticas da espuma de alumínio que tem potencial para ser aproveitada pela indústria da moda e de interiores. "Afinal, além de ser uma matéria-prima que pode ser infinitamente reciclada, ela também é muito eficiente para criar grandes volumes com pouco uso de material", argumentam.