Em busca de ultrapassar os limites da Europa Central, difundindo pelo mundo o potencial artístico de seu país, um grupo de designers poloneses criou, em 2010, a iniciativa The Spirit of Poland. Dessa vez, a nação escolhida para receber o quinto ciclo de apresentações foi o Brasil, que hospeda nessa semana uma série de exibições e eventos de jovens criadores representantes da Polônia.
As peças desta edição foram escolhidas a partir do conceito espírito/alma dos materiais, em que pesa a relação direta entre designer e matéria-prima, quando esta acaba por definir como será o produto final. Esse é o caso, por exemplo, da coleção de bijuterias feitas de carvão, em que além de aproveitarem a matéria-prima inusitada, os artistas do estúdio bro.Kat puderam trabalhar com artesãos e absorver sua experiência na área. Também têm seu espaço projetos que foram realizados graças às máquinas digitais disponíveis no mercado, como plotters a laser e fresadoras.
De uma maneira geral, os objetos à mostra exprimem o fascínio pelo material, sua relação com a ideia original e o olhar preciso do artista ao criar. Quem se interessar em conhecer essa arte polonesa poderá conferir a The Spirit of Poland até o próximo dia 18 na Design House, localizada na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 224, em São Paulo.