“Busquei criar uma coleção marcada por uma identidade que remete à memória da casa brasileira e é, ao mesmo tempo, contemporânea”, declara o arquiteto e designer paranaense Maurício Arruda, sobre a linha exclusiva, feita em parceria com a Tok&Stok, que será lançada oficialmente no dia 12 deste mês. Inspirados em símbolos da identidade nacional, os móveis e objetos foram batizados com o nome dos pais, do irmão e dos avós do arquiteto.
O primeiro passo foi identificar os principais materiais ou “a materialidade característica das moradas nacionais”, nas palavras do designer. Depois de alguns estudos, o criativo estava certo de que deveria contemplar madeira, louça, cerâmica e terracota. Eleito como a principal espécie do projeto da marcenaria, o pinus aparece na estrutura da poltrona Antonio, com cantos arredondados. “A marca pediu uma poltrona confortável, capaz de se tornar a protagonista nos ambientes. Idealizei um modelo com dimensões econômicas, que cabe em casas de todos os tamanhos”, conta Maurício.
Acabamento típico dos filtros de barro antigos, a terracota da forma ao cachepô e o banco Lídia. O desenho e o material permitem que o item seja usado também como mesa lateral, dentro ou fora da casa.
Conseguir peças versáteis foi uma prioridade para o arquiteto. “Para dar mais liberdade aos usuários, investimos em itens adaptáveis. Bancos e cadeiras servem, por exemplo, tanto para o jardim quanto para a parte interna”, conta o designer, que inovou ao idealizar uma verticalização dos móveis.
O rack Aparecida pode ter até três peças independentes empilhadas, o que permite diferentes configurações horizontais e verticais de acordo com as necessidades do morador. O item assume a função tanto de rack para televisão como de buffet para a sala de jantar.
“A mesa de jantar Garupa, com dois andares, é resultado de uma ideia inovadora, que a Tok&Stok abraçou”, conta o designer. A parte superior do item pode ser destacada da estrutura, passando a funcionar como aparador.