Um bosque de eucaliptos maduros cerca a localização da Whitehall Road Residence, implantada no cume de uma encosta e com vista panorâmica para a exuberante paisagem natural da cidade de Flinders, no sul da Austrália. Os profissionais do escritório B.E Architecture, de Melbourne, encararam a missão de construir uma obra flexível para o casal de proprietários, que trabalha na indústria da moda e tem filhos adolescentes e crianças. “Ter paredes de pedra cortando a terra, no topo da montanha, foi uma das primeiras decisões. Como o terreno tem um declive, foi necessário usar muros também para configurar a área da piscina de frente para o oceano”, conta Melany Wimpee, do B.E Architecture.
Os paredões de granito acompanham toda a residência, organizada em pavilhões retilíneos e horizontais que permitem diversos percursos entre os ambientes internos e os externos. As portas de vidro de correr delimitam a volumetria e se abrem para espaços adjacentes cobertos, que funcionam na interseção entre a casa e o jardim.
“A implantação garantiu que nenhum dos cinco quartos ficasse sobre o outro, estão todos na mesma linha”, conta Melany. Pedra, madeira e vidro são os materiais predominantes. O peso e a solidez da pedra e dos cortes da madeira contrastam com grandes extensões de vidro, coordenadas a fim de contemplar a paisagem.
Dentro da casa, teto e paredes de madeira foram pintados de branco e o concreto polido foi eleito para revestir o piso. “Não escolhemos a maior parte do mobiliário, quem definiu o mix eclético foi o cliente. Desenhamos, no entanto, algumas mesas em para casar com o restante da decoração, como a da cozinha’, contam os arquitetos.
Na área externa, troncos altos e delgados das árvores originais do terreno contrariam a horizontalidade do edifício e sombreiam a piscina e o deque.